Leitor-alfaiate: cosendo e tramando o texto

Autores

  • Luciane Bernardi Souza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Estética da recepção. Leitor. Vazios textuais.

Resumo

Este artigo discute a presença das intituladas ‘estruturas de apelo’ ou ‘vazios textuais’ na narrativa “Imagens Desabrigadas” da escritora paranaense Luci Collin. Investiga-se, assim, a importância destas aberturas textuais para a concretização do fazer literário e de que modo contribuem para a emancipação do leitor no seu encontro com o texto. Para tal, angariamos como suporte teórico alguns conceitos trazidos pelos teóricos Wolfgang Iser e Terry Eagleton, assim como pela teoria da recepção do texto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Bernardi Souza, Universidade Federal de Santa Maria


Referências

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970.

COLLIN, Luci. Inescritos. Curitiba: Travessa dos Escritores, 2004.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Moderna, 1993.

ECO, Umberto. Lector in fábula. Traducción de Ricardo Pochtar. Tercera edición. Barcelona: Lumen, 1993.

GARCIA BARRIENTOS, J.L. La recepción literaria: el lector. In: GARCIA BARRIENTOS, J.L. El lenguaje literario. Madrid: Arco Libros, 1996.

ISER, Wolfang. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, H. R. et al. (Org.). A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. Trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 17-132.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Biblioteca Nacional, 2008.

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Souza, L. B. (2012). Leitor-alfaiate: cosendo e tramando o texto. ARREDIA, 1(1), 13–28. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/1583

Edição

Seção

Artigos