A mediação da leitura literária em sala de aula: um instrumento de empoderamento

Autores

  • Kelly Mara Soares Dornelles UFGD

Palavras-chave:

Literatura latina americana. Leitura. Empoderamento.

Resumo

Este artigo tem como ideia central a mediação do uso da literatura em sala de aula com a função de humanizar os leitores e o uso da linguagem como fator fundamental de empoderamento do indivíduo. Usarei para análise o conto Paco Yunque, do escritor peruano César Vallejo. Esse trabalho se fundamentará nos trabalhos de Freire, Candido, Achugar, Mignolo, Santiago e Bonnici, dentre outros. Através da leitura do conto o aluno observará que o enredo é como uma representação da sua realidade, levando-o à outra condição intelectual. Essa reflexão fará com que os alunos se manifestem, revelando sua situação de empoderamento.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

Dornelles, K. M. S. (2015). A mediação da leitura literária em sala de aula: um instrumento de empoderamento. ARREDIA, 4(7), 103–116. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/4063

Edição

Seção

Artigos