“Essa é a cor que eu gosto” ou “essa é a cor de que eu gosto?”: um estudo sobre o uso de orações relativas na escrita.

Autores

  • Jolnei da Silva Cavalheiro Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rute Izabel Simões Conceição Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Língua-padrão. Reescrita textual. Uso de relativas.

Resumo

Este trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa “Ensino-aprendizagem da escrita: estudo da didática da reescrita e de seu impacto na qualidade textual”, em andamento na FACALE/UFGD. Apresentaremos os resultados da análise das estratégias de relativização utilizadas em textos escritos e reescritos por sujeitos altamente escolarizados (16 alunos do 3.º ano do curso de Letras-Habilitação Português/Inglês da FACALE/UFGD). O corpus é formado por 103 textos escritos por acadêmicos matriculados na disciplina Prática de Ensino em Língua Portuguesa II, durante o segundo semestre de 2008. Os resultados da investigação mostraram que os acadêmicos usam, com diferentes frequências, três tipos de estratégias de uso de orações relativas: a relativa padrão, a relativa cortadora e a relativa copiadora, sendo que a relativa cortadora apresentou o maior índice de ocorrências nos textos escritos pelos acadêmicos.

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Publicado

2012-10-08

Como Citar

Cavalheiro, J. da S., & Conceição, R. I. S. (2012). “Essa é a cor que eu gosto” ou “essa é a cor de que eu gosto?”: um estudo sobre o uso de orações relativas na escrita. ARREDIA, 1(1), 132–148. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/1775

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica Premiados