Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista “ArReDia”, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), é um veículo de divulgação de conhecimentos ligado a  assuntos que envolvem a linguagem e sua interação com outros campos do saber. Pauta-se por práticas dialógicas e interdisciplinares que reforcem as trocas intelectuais entre os saberes produzidos por professores pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e de graduação, sobretudo da área de Letras e Artes.

A Revista privilegia, além do saber especializado na área da linguagem (Letras, Linguística, Artes, Literatura e Práticas de Ensino de língua materna e de líguas estrangeiras), o diálogo entre os diferentes saberes e também entre gêneros textuais e discursivos.

A própria idéia para o título da revista já configura uma tentativa de explicitar, através de sua plurissignificação, o trânsito entre os saberes e áreas: o termo “ArReDia” pode ser lido e interpretado de várias maneiras – nele o leitor perceberá sugestões como “ar”, “dia”, “rédea” e “arredio (a)”.

Na expressão “ar” está contida a idéia de “porosidade” e de “transparência”, de algo que se insinua mas não se vê, que se concretiza mas não se “apalpa” nem se entrega à “manipulação”. O “dia” se apresenta como metáfora da novidade e da oportunidade, para os alunos de graduação, de divulgarem seus trabalhos e pesquisas. Além disso, como há possibilidade de um mesmo colaborador publicar trabalhos em edições diferentes da revista, tal “repetição” na colaboração permite que entendamos o neologismo “re-dia” como um “novo dia”, ou seja, como uma nova oportunidade “ao sol” das práticas acadêmicas. Como os textos passarão por pareceristas e por um Conselho Editorial, torna-se necessária certa “rédea” na adequação às normas e aos temas privilegiados pela revista. No entanto, como a proposta é a do diálogo interdisciplinar e aberto, não excludente, pressupõe-se assim certo “inconformismo” no procedimento de quantos queiram participar da “ArReDia”, estimulados a desenvolver espírito crítico aguçado e “arredio” aos paradigmas tradicionais deste tipo de publicação.

Esperamos com isso contribuir para  uma prática acadêmica que envolva  elaboração, redação e leitura de artigos, resenhas, textos literários e demais textos que venham estabelecer e fortalecer a discussão acadêmica, literária e científica como um fator fundamental de disseminação das pesquisas e das práticas culturais e intelectuais relacionadas ao universo das letras e da linguagem.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

A seção ARTIGOS acolhe artigos científicos resultantes de pesquisas na área de Letras, Linguistica e Artes, sobre temas, obras e autores, brasileiros e universais, históricos ou contemporâneos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

A seção RESENHAS abre espaço para resenhas descritivas ou críticas de publicações acadêmicas e literárias da área de Letras, Linguistica e Artes Cênicas. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Iniciação Científica Premiados

Esta seção traz artigos de Iniciação Científica na área de Letras, Linguística e Artes Cênicas que tenham sido premiados ou tenham se destacado na comunidade acadêmica da Universidade Federal da Grande Dourados.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Literatura

A seção LITERATURA traz contos, crônicas, poemas e textos dramatúrgicos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Informações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Poemas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à Revista ArReDia passam, preliminarmente, por uma criteriosa avaliação formal dos editores-chefes para que apreciem a sujeição das orientações aos autores (como, por exemplo, resumo, abstract número de páginas, fonte, obediência às normas da ABNT, vinculação às linhas editoriais, titulação dos autores e coautores, etc). Posteriormente,  são submetidos a pareceristas ad hoc, de notório saber na área do trabalho, que proferirão a decisão de publicação. Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reptovado na avaliação por pares desta Revista.

 

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Periodicidade

Revista com formato de publicação on line e periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o saber científico e artístico cultural ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Equipe

Equipe Editorial:

 

Presidente Comitê Editorial:

Dra. Rute Izabel Simões Conceição (UFGD)

 

Conselho Editorial:

Dr. Agnaldo José Gonçalves (UNESP)

Dra. Célia Regina Delácio Fernandes (UFGD)

Dra. Désirée Motta Roth (UFSM)

Escritor Emanoel Marinho (UFGD)

Dra. Lúcia Santaella (PUC/SP)

Dra. Marisa Lajolo (UNICAMP)

Dr. Wilson José Leffa (UCPEL)

Dr. Wagner Cintra (UNESP)

Dr. Wagner Corsino (UFMS)

Editores Executivos:

Dra. Rute Izabel Simões COnceição (UFGD)

Dra. Milenne Biasotto

Dra. Claudia Sabbag Ozawa Galindo

Dra. Monica Alvarez Gomes Neves

Dra. Eliane Aparecida Miqueletti

Dra. Rosana Budny

 

Assistentes Editoriais:

Ma. Ana Aline Moreira Frich  (UFSC)

Ma. Hilluska de Figueiredo Sousa Carneiro Vieira (UFGD)

Ma. Karolinne Finamor Couto (FCLar-UNESP)

Me. Rafael Praciel Costa (UFGD)


 

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos. 

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)