RAZÕES PARA AS ENCHENTES E INUNDAÇÕES NO RESIDENCIAL CARLOS MARIGHELLA: UMA ANÁLISE MULTITEMÁTICA DA BACIA DO RIO DO VIGÁRIO, EM MARICÁ-RJ

Autores

Palavras-chave:

GEOBIA, Análise Espacial, susceptibilidade às enchentes e inundações

Resumo

Enchentes e inundações são eventos recorrentes no Brasil, causando perdas humanas e materiais em diferentes regiões do país. Sendo assim, este trabalho tem a proposta de realizar uma análise multitemática da bacia do Rio do Vigário, localizada integralmente no município de Maricá-RJ, onde está inserido o condomínio Residencial Carlos Marighella, que sofreu uma forte enchente em março de 2016. Esta análise foi feita a partir da interpretação de mapas temáticos e da construção de um mapa final de susceptibilidade às enchentes e inundações, por metodologia GEOBIA. Os resultados apontam que todas as variáveis analisadas descrevem a área de entorno do condomínio como uma das mais problemáticas para a instalação do empreendimento. O mapa final de susceptibilidade apontou o entorno do residencial como de alta susceptibilidade às enchentes e inundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Seabra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

ossui graduação em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), especialização em Ciências Ambientais no NADC/UFRJ, mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Pós Doutorado em Geoprocessamento. Atualmente é professor do Departamento de Geografia, e do programa de Pós Graduação em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, geografia, geotecnologias e dinâmica do uso e cobertura da terra.

Referências

AMARAL, R. & RIBEIRO, R. R. Inundação e Enchentes. In: Desastres Naturais: Conhecer para Prevenir. Orgs: TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Instituto Geológico, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. 2012.

BLASCHKE, T. Object based image analysis for remote sensing. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing. Austria, nº 65 (2010) 2-16.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Programa de Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil. Geologia do Estado do Rio de Janeiro. Orgs. Silva, L.C. & Cunha, H.C.S. Brasília, 2001.

DEFINIENS. The Principles of Definiens Cognition Network Technology. Disponível em: http://earth.definiens.com/learn/technology. Acesso em 15/01/2010.

SANTOS, H. G.; ZARONI, M. J. Solos Tropicais. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Rio de Janeiro. 2013.

G1 RIO. Imagens aéreas mostram alagamento em condomínio de Itaipuaçu, no RJ. Globo.com, Região dos Lagos – Inter TV. Acessado em 20/03/2019. Disponível em: http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/03/imagens-aereas-mostram-alagamento-em-condominio-de-itaipuacu-no-rj.html. 2 de março de 2016.

PORTAL BRASIL. Governo do Brasil. Dilma inaugura mais 2,9 mil unidades habitacionais em Maricá (RJ). Publicado em 31/07/2015, última modificação: 23/12/2017. Acessado em 20/03/2019. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2015/07/dilma-inaugura-mais-2-9-mil-unidades-do-minha-casa-minha-vida-em-marica-rj. 2015.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). IBGE Cidades. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br. Acesso em 01/07/2016.

MUEHE, D. Distribuição e caracterização dos sedimentos arenosos da plataforma continental interna entre Niterói e Ponta Negra, RJ. Revista Brasileira de Geociências, 19(1):25-36. 1982.

____O litoral brasileiro e sua compartimentação. Cunha, S.B. & Guerra, A.J.T. organizadores. Geomorfologia do Brasil. Capítulo 7. Editora Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro, RJ. 1998.

SEABRA, V. S. Dinâmica do uso e cobertura do solo na planície costeira de maricá (1985-2001). Rio de Janeiro - NADC/UFRJ, 2005.

SEABRA, V. S.; CAMPOS, A. O.; MODESTO, N. S. D.; SIQUEIRA NETO, D.; CORREIA, M. R.; COSTA, E. C. P.; SANTOS, A. A. B. Análise da Distribuição da População por Diferentes Unidades de Representação: Um Estudo de caso para o Município de Niterói-RJ. Revista Espaço e Geografia (UnB), v. 18, p. 89-120, 2015.

SEABRA, V. S.; AUGUSTO, R. C. O Litoral leste do estado do Rio de Janeiro. In: Dinâmicas Ambientais e geoprocessamento no litoral leste do estado do Rio de Janeiro. Orgs: Rafael Cardão Augusto e Vinicius Seabra. 1 ed. Rio de Janeiro. Autografia, 2018.

TOMINAGA, L. K. Desastres Naturais: Por que ocorrem? In: Desastres Naturais: Conhecer para Prevenir. Orgs: TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Instituto Geológico, Secretaria do Meio Ambiente, Governo do Estado de São Paulo. 2012.

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Seabra, V. da S., & da Rocha-Leão, O. M. (2020). RAZÕES PARA AS ENCHENTES E INUNDAÇÕES NO RESIDENCIAL CARLOS MARIGHELLA: UMA ANÁLISE MULTITEMÁTICA DA BACIA DO RIO DO VIGÁRIO, EM MARICÁ-RJ. Revista Da ANPEGE, 15(26), 114–137. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/9617