DEGRADAÇÃO E RISCOS À DESERTIFICAÇÃO NO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA – PB/BRASIL

Autores

  • Bartolomeu Israel de Israel Doutorado em Geografa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e pós-doutorado em Biogeografa pela Universidad de Sevilla - Espanha (2013). Professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba, estando lotado no Departamento de Geociências. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)/Departamento de geociências. Campus I. Castelo Branco. CEP: 58000000 – João Pessoa, PB - Brasil.
  • Rubens Teixeira Queiroz Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-doutorado pela Universidade de Brasília - UNB/EMBRAPA. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/DSE - João Pessoa - PB. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza. (CCEN)/Departamento de geociências. Campus I. Castelo Branco. CEP: 58000000 - João Pessoa, PB - Brasil.
  • Eini Celly Moraes Cardoso Graduada como Tecnóloga em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Graduanda em Geografa pela Univesidade Federal da Paraíba (UFPA). Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza. (CCEN)/Departamento de geociências. Campus I. Castelo Branco. CEP: 58000000 - João Pessoa, PB - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0009

Resumo

Desertificação é um tipo de degradação ambiental passível de ocorrer nas zonas de clima seco de todo o mundo, como resultado da existência de determinados usos dos solos e as intensidades com que estes ocorrem. Esse trabalho teve o objetivo de efetuar o mapeamento temporal das áreas em risco de desertificação no Alto Curso do rio Paraíba e na Área de Proteção Ambiental do Cariri – PB/Brasil, tendo como parâmetro as modificações efetuadas na caatinga. Foram feitas análises em imagens de satélite dos anos 1989, 2005 e 2013, além de levantamentos ftossociológicos em área preservada e degradada, para fins de comparação de diversidade e estratos dominantes nas duas situações atuais. Os resultados demonstraram um progressivo aumento temporal de domínio do risco muito grave à desertificação, em função da diminuição da cobertura vegetal, enquanto as análises fitossociológicas apresentaram um quadro de diferença pronunciada entre a vegetação considerada preservada e a área degradada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Israel, B. I. de, Queiroz, R. T., & Cardoso, E. C. M. (2017). DEGRADAÇÃO E RISCOS À DESERTIFICAÇÃO NO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA – PB/BRASIL. Revista Da ANPEGE, 11(16), 201–222. https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0009

Edição

Seção

Artigos