A GEOECONOMIA DA PRODUÇÃO DE SOJA NO SUL DO MARANHÃO: CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E TERRITORIAIS

Autores

  • Roberto César Costa Cunha Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Manaus. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor substituto do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina. Campus universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP: 88.040-900 - Florianópolis – SC.
  • Carlos José Espíndola Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Departamento de Geociências da UFSC. Campus universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade. CEP: 88.040-900 - Florianópolis – SC.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0003

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar as características territoriais e sociais gestadas da expansão da cadeia produtiva da soja no sul do Maranhão na esteira do aumento da divisão social do trabalho. No primeiro momento de produção de soja no Maranhão, os pioneiros mantinham um aparente controle administrativo, fnanceiro e moral de toda a unidade produtiva. Atualmente, a estrutura administrativa das unidades produtivas da cadeia de produção da soja no sul do Maranhão divide-se em quatro MRECs. Nas MRECs 1 e 2, localizam-se fazendas das empresas de origem recente; há gestão empresarial; são contratados mais trabalhadores especializados; e há, em média, 10.000 hectares de área de lavoura. Nas MRECs 3 e 4, situam-se as empresas fundadas por pioneiros; é incorporada menos mão de obra especializada; e a área média de lavoura é de 3.000 hectares. Contudo, ambos os grupos de empresas são administrados por controle familiar direto e com relações paternalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Cunha, R. C. C., & Espíndola, C. J. (2017). A GEOECONOMIA DA PRODUÇÃO DE SOJA NO SUL DO MARANHÃO: CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E TERRITORIAIS. Revista Da ANPEGE, 11(16), 37–65. https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0003

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)