BALANÇO E PERSPECTIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL – CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO TRIENAL DE 2010/2012

Autores

  • João Lima Sant´Anna Neto Professor Titular do Departamento de Geogra¬ a da UNESP/Presidente Prudente. Coordenador da Área de Geografia¬ a na Capes (2011-2014) e Coordenador Adjunto (2008-2011).
  • Márcio Piñon de Oliveira Professor Doutor do Departamento de Geografia¬ a da Universidade Federal Fluminense. Coordenador Adjunto da Área de Geogra¬fia (2011-2014).

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2014.1014.0001

Resumo

Este artigo apresenta um balanço da pós-graduação em Geografia no Brasil, por meio de um resgate histórico da institucionalização da CAPES, como órgão responsável pelo estabelecimento de política pública de gestão e ­ financiamento do sistema nacional de pós-graduação. Considerando este marco legal, o objetivo deste texto é o de demonstrar e discutir os critérios envolvidos no processo de avaliação, no contexto dos avanços que permitiram à área de Geografia implementar uma série de inovações no sentido de se construir uma avaliação pautada em aspectos qualitativos e adequados para a cultura acadêmica das ciências humanas. Utilizando-se do banco de dados da Capes (Geocapes) e dos relatórios trienais da avaliação de 2010/2012, apresentam-se e discutem-se os quesitos e itens constantes do processo de avaliação, a partir do qual, apontam-se os avanços alcançados, as limitações que ainda se impõem e os problemas a serem enfrentados. Conclui-se que a área de Geografia­ a avançou quantitativamente e distribuiu-se pelo território brasileiro, permitindo a descentralização da formação de mestres e doutores. Por outro lado, o principal desafio a ser enfrentado é o de continuar se quali­ficando até atingir um nível de maturidade acadêmica que possibilite alcançar um estágio de excelência.

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Publicado

2017-07-04

Como Citar

Sant´Anna Neto, J. L., & Oliveira, M. P. de. (2017). BALANÇO E PERSPECTIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL – CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO TRIENAL DE 2010/2012. Revista Da ANPEGE, 10(14), 7–25. https://doi.org/10.5418/RA2014.1014.0001

Edição

Seção

Artigos