DA CHEGADA DO FENÔMENO ESQUIZOFÔNICO À AURORA DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL (1890-1965): A MÚSICA DO RECIFE NO TEMPO E NO ESPAÇO

Autores

  • Cristiano Nunes Alves Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Rua Ângela Signori Grigol, 430, Jardim América, Barão Geraldo. Campinas. CEP 13084-405. Telefone (+55 19) 3473-1963

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2015.1115.0004

Resumo

Problematizando a circulação da variável informacional no território, objetivamos avaliar os nexos entre a dinâmica urbana e a produção musical no Recife no período de 1890 a 1965. Por meio da noção de Circuito Sonoro – o conjunto de materialidades e ações movimentado em torno das variáveis música e som - analisamos a capital pernambucana desde a chegada da esquizofônia – a cisão entre procedência e difusão sonora - até a aurora do meio técnico-científico informacional em meados dos anos 1960. O presente texto resultou de levantamento bibliográfico e documental, bem como se pautou na reunião de informações primárias a partir de visitas técnicas e entrevistas semiestruturadas realizadas junto a agentes ligados à temática. Observa-se a dialética existente entre as sucessivas reorganizações do meio ambiente construído, seus fluxos e ideias, e o adensamento da produção musical e fonográfica no Recife. Trata-se de uma contribuição às discussões sobre as possibilidades de pensar e efetivar usos do território menos desiguais na cidade contemporânea.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

Alves, C. N. (2017). DA CHEGADA DO FENÔMENO ESQUIZOFÔNICO À AURORA DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL (1890-1965): A MÚSICA DO RECIFE NO TEMPO E NO ESPAÇO. Revista Da ANPEGE, 11(15), 93–121. https://doi.org/10.5418/RA2015.1115.0004

Edição

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