A ESPACIALIZAÇÃO DA CULTURA E AS TERRITORIALIDADES QUILOMBOLAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Autores

  • Camila Silva Pereira Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Geografia. UFRN.CCHLA. Campus Universitário, s/n. Lagoa Nova. Natal. Rio Grande do Norte - Brasil. CEP: 59.078-970.
  • Francisca Elizonete de Souza Lima Mestre em Geografa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Geografa. UFRN.CCHLA. Campus Universitário, s/n. Lagoa Nova. Natal. Rio Grande do Norte - Brasil.CEP: 59.078-970.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0010

Resumo

Os estudos culturais passaram a ter maior espaço na Geografia após a consolidação da geografia cultural enquanto vertente de pesquisa que trata da análise das relações do homem no/com o espaço a partir dos significados atribuídos a este. De modo específico, estudos que abrangem a discussão acerca de comunidades tradicionais quilombolas e as diversas dimensões possíveis de serem analisadas, vêm ganhando espaço na Geografia nas últimas décadas. Compreender as aberturas da geografia cultural para o entendimento da espacialização dos fenômenos culturais e a manutenção das territorialidades quilombolas em comunidades dessa natureza, constitui o objetivo deste trabalho. A discussão está centrada no reconhecimento das representações simbólicas dos grupos tradicionais quilombolas, analisando-as em seu conteúdo político de permanência, mudanças e reafirmações na sociedade, de modo que a cultura dos grupos quilombolas do estado do Rio Grande do Norte seja percebida em contextos territoriais que, no entanto, não a desligam da lógica da cultura em uma contiguidade espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Pereira, C. S., & Lima, F. E. de S. (2017). A ESPACIALIZAÇÃO DA CULTURA E AS TERRITORIALIDADES QUILOMBOLAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Revista Da ANPEGE, 11(16), 223–239. https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0010

Edição

Seção

Artigos