A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS

Autores

  • Benhur Pinós da Costa Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografa e Geociências. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências. Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Prédio 17, Departamento de Geociências Camobi. 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0009

Resumo

O texto discute a escola como espaço. Defne espaço escolar pelo desenvolvimento de regras de apresentação dos corpos e construção de identidades hegemônicas e subalternas. Verifca a hierarquização das expressões de identidade no espaço escolar atentando os gêneros e as diversidades sexuais. Evidencia processos de reconhecimento das homossexualidades na escola e produção de um espaço de conflito entre identidades e suas hierarquizações. Discute a construção da identidade homossexual e o projeto de extensão e ensino produzido pelo grupo de pesquisa “Espacialidades Urbanas” da Universidade Federal de Santa Maria em uma escola da periferia da cidade de Santa Maria-RS. Apresenta uma proposta de atividades de ensino pautando as questões de gênero e sexualidades na escola. Apresenta uma proposta de atividades de ensino que enfoca as identidades de gênero e sexualidades na escola. Baseia-se na discussão de metodologias de ensino em Geografa das relações entre identidade e espaço, em especial, as identidades das homossexualidades. Apresenta o resultado da necessidade de discutir as relações da identidade homossexual relacionadas a outras esferas de identificação como, por exemplo, a religião

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Costa, B. P. da. (2017). A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS. Revista Da ANPEGE, 12(19), 204–225. https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0009

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)