Coautoria ou orientação? Algumas questões éticas e científicas envolvidas na colaboração acadêmica entre orientadores e orientandos

Autores

  • Marcelo Lopes de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafael Luiz Leite Lessa Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Roniere Rebouças Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Wentzel de Melo Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0006

Palavras-chave:

orientação acadêmica, coautoria, produtivismo acadêmico, ética na pesquisa.

Resumo

A relação entre orientador e orientando é, sabidamente, assimétrica, e não apenas do ponto de vista da experiência profissional: em matéria de relações de poder, a margem de manobra de que um(a) jovem pesquisador(a) dispõe para dizer “não” a um(a) orientador(a) é, o mais das vezes, pequena, por várias razões. Isso gera uma fragilidade da qual o(a) pesquisador(a) mais velho(a) (e influente) não deveria, em hipótese alguma, se aproveitar. No entanto, a cada vez mais disseminada conversão de orientadores em “coautores natos” dos artigos que seus orientandos submetem a congressos ou periódicos suscita várias questões a propósito da consistência ética dos comportamentos profissionais em nossos ambientes acadêmicos. Longe, porém, de pretendermos conduzir a discussão em termos moralistas, tencionamos salientar o contexto geral do produtivismo acadêmico que vem engendrando um padrão comportamental crescentemente marcado, por parte de orientadores, por uma questionável apropriação de uma parcela da responsabilidade autoral, enquanto que, no que se refere aos orientandos, não raro se nota uma dimensão de “servidão voluntária” que leva à naturalização de determinadas práticas, com isso dificultando grandemente o seu tratamento crítico. Por trás do próprio produtivismo, contudo, há ainda algo mais profundo, de caráter estrutural: as dinâmicas do capitalismo contemporâneo, e em particular as características do neoliberalismo e seus efeitos sobre as instituições de produção de conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Marcelo Lopes de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Geografia pela Universität Tübingen (Alemanha). Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisador do CNPq. Prédio do CCMN, Bloco I, sala 28B, CEP: 21945-970, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tel.: (+5521) 2270777. E-mail:mlopesdesouza@terra.com.br

Rafael Luiz Leite Lessa Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Geografia e Professor Substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prédio do CCMN, Bloco I, sala 28B, CEP: 21945-970, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tel.: (+5521) 2270777. E-mail: rafchaves@gmail.com

Thiago Roniere Rebouças Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia Doutorando em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prédio do CCMN, Bloco I, sala 28B, CEP: 21945-970, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tel.: (+5521) 2270777. E-mail: thiagoroniere@gmail.com

Thiago Wentzel de Melo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPG-CIAC/UFRJ) e mestrando em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Prédio do CCMN, Bloco I, sala 28B, CEP: 21945-970, Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Tel.: (+5521) 2270777. E-mail: wentzel_bio@hotmail.com

Referências

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Publicado

2019-07-09

Como Citar

Souza, M. L. de, Chaves, R. L. L. L., Tavares, T. R. R., & Vieira, T. W. de M. (2019). Coautoria ou orientação? Algumas questões éticas e científicas envolvidas na colaboração acadêmica entre orientadores e orientandos. Revista Da ANPEGE, 14(24), 179–195. https://doi.org/10.5418/RA2018.1424.0006

Edição

Seção

Debates