Questões para a construção de uma política de pós-graduação em geografia

Autores

  • Ana Fani Alessandri Carlos Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2003.0101.0005

Resumo

A construção de uma política para os programas de pós-graduação em Geografia deve ter, como horizonte, a possibilidade de realização da pesquisa e do ensino de qualidade (na universidade), como condição essencial na formação de professores e pesquisadores e isto exige uma série de condições. Vivemos um momento em que as avaliações dos programas patrocinados pela Capes (por criarem padrões rígidos que não diferenciam ciências exatas das humanidades) tem criado um desvio no que se refere a este objetivo, fato o que merece atento debate por parte da comunidade científica. Este texto traz alguns elementos para, senão orientar, pelo menos pontuar questões importantes para a criação de uma política para a pós-graduação em Geografia, capaz de contemplar sua especificidade.

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Carlos, A. F. A. (2017). Questões para a construção de uma política de pós-graduação em geografia. Revista Da ANPEGE, 1(01), 71–83. https://doi.org/10.5418/RA2003.0101.0005

Edição

Seção

Artigos