Círculos de Informações, Urbanização e Usos do Território Brasileiro

Adriana Maria Bernardes Silva

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa intitulada círculos globais de informação e usos do território brasileiro. Temos investigado grandes empresas produtoras de informações, tais como firmas de consultoria em gestão, agências de publicidade e de pesquisa de opinião, operadores logísticos, agências de notícias, agências de rating, entre outras. São grandes empresas, em geral transnacionais, que controlam, nos setores respectivos, a produção e difusão (seletiva e hierárquica) das informações. Nos anos 1990, ocorreu acentuada concentração de capital nestes setores econômico, formando-se verdadeiros monopólios da informação. Trata-se de profissões, atividades, empresas, círculos de informações pouco reconhecidos e insuficientemente avaliados do ponto de vista dos respectivos rebatimentos para reorganização, os usos e a regulação do território brasileiro. Pretendemos com esta pesquisa problematizar o atual alargamento dos contextos da globalização na formação socioespacial brasileira.


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DOI: https://doi.org/10.5418/RA2012.0810.0001

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