MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E ESPAÇOS TRANSFRONTEIRIÇOS NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE AUTOCORRELAÇÃO ESPACIAL

Autores

  • Fernando Gomes Braga Doutorado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais
  • Dimitri Fazito de Almeida Rezende Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professor do Departamento de Sociologia da UFMG.
  • Everton Emanuel Campos de Lima Doutorado em Demografia pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional CEDEPLAR/ UFMG (2010). Professor do Instituto de Filoso¬ a e Ciências Humanas e Pesquisador do Núcleo de Estudos de População - Elza Berquó, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas (SP).

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0003

Resumo

A segunda metade do século XX ­ ficou marcada por um aumento e diversi­ficação dos fluxos migratórios internacionais, como resultado das oportunidades de mobilidade social abertas para algumas comunidades nos países em desenvolvimento. O aumento das trocas populacionais entre países da América Latina registrado nas últimas décadas colocou o Brasil na posição de polo de atração regional, especialmente para os países de fronteira (em especial na última década). O objetivo deste trabalho é contribuir para a interpretação deste novo papel ocupado pelo Brasil na rede migratória da América do Sul, a partir da aplicação de indicadores de autocorrelação espacial às taxas de migração das microrregiões geográficas. Os centros identi­ficados pelo modelo aparentemente sustentam um agrupamento espacial de comunidades que podem ser entendidas como “comunidades transfronteiriças”, cuja identi­ficação permite refletir a respeito do alcance espacial da migração internacional no Brasil. A análise empreendida aqui também lança luz sobre o processo de difusão das comunidades transfronteiriças, a partir do acompanhamento da evolução dos aglomerados espaciais dos fluxos de migrações internacionais de 1980 a 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Braga, F. G., Rezende, D. F. de A., & Lima, E. E. C. de. (2017). MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E ESPAÇOS TRANSFRONTEIRIÇOS NO BRASIL: UMA APLICAÇÃO DE MEDIDAS DE AUTOCORRELAÇÃO ESPACIAL. Revista Da ANPEGE, 10(13), 59–90. https://doi.org/10.5418/RA2014.1013.0003

Edição

Seção

Artigos