O PAPEL DA MODELAGEM ECONÔMICO-ECOLÓGICA NA GESTÃO INTEGRADA DOS ECOSSISTEMAS

Autores

  • Junior Ruiz Garcia Docente no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Unicamp (2012). Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEEA) do IE/Unicamp e do Núcleo de Economia Empresarial do Departamento de Economia da UFPR.
  • Ademar Ribeiro Romero Doutor em Economia na Universidade de Paris (EHESS/França - 1986). Pós-Doutorado na Universidade de Stanford (SU/EUA - 1994) e na Escola Nacional de Engenharia de Águas e Florestas (ENGREF/ França - 2007/08). Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2014.1014.0006

Resumo

A emergência do paradigma da sustentabilidade está impondo à sociedade capitalista uma atenção especial quanto à gestão dos ecossistemas. Neste processo, a ciência econômica assume um importante papel na construção de instrumentos capazes de orientar as decisões dos agentes quanto aos modelos de gestão dos ecossistemas a serem adotados. No entanto, diferentemente da dinâmica econômica, identi­ficada por seus modelos compartimentados, a dinâmica dos ecossistemas não apresenta tal característica. Os componentes ecossistêmicos inerentemente são interdependentes, sendo impossível sua separação. Desse modo, a gestão dos ecossistemas deve ser integrada. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é discutir a importância do uso da modelagem econômico-ecológica para fornecer subsídios mais adequados à gestão integrada dos ecossistemas a partir dos pressupostos da Economia Ecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Como Citar

Garcia, J. R., & Romero, A. R. (2017). O PAPEL DA MODELAGEM ECONÔMICO-ECOLÓGICA NA GESTÃO INTEGRADA DOS ECOSSISTEMAS. Revista Da ANPEGE, 10(14), 131–153. https://doi.org/10.5418/RA2014.1014.0006

Edição

Seção

Artigos