EXPANSÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO E A HISTÓRIA DOS LUGARES: A QUESTÃO TERRITORIAL DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Julia Adão Bernardes Pós-doutorado pela Universidad Nacional de San Martin (Argentina), no Programa de Estudios Rurales y Globalización (PERYG). Doutorado na Universidad de Barcelona (Geografa Humana), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bolsista Produtividade nivel 1C do CNPq. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografa, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco I, sala 007 - Cidade Universitária - RJ, Brasil.
  • Roberta Carvalho Arruzzo Pós-doutorado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Adjunta do Departamento de Geografa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar, Departamento de Geografa, Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1217.0001

Resumo

As profundas transformações que marcaram o setor sucroenergético no início do século XXI estimularam sua expansão, impulsionadas pelo capital fnanceiro, com importantes repercussões de ordem territorial. A análise dessa dinâmica em Mato Grosso do Sul, envolvendo conflitos de apropriação da terra entre os detentores do agronegócio e os povos indígenas, possibilita avançar na compreensão do signifcado social e político da expansão do setor em sua dimensão espacial. É importante ressaltar que o avanço das fronteiras do agronegócio não se resume às expansões territoriais, à inovação, sendo fundamental a incorporação do conflito na apreensão do seu signifcado mais profundo. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as novas formas de organização do capital, suas estratégias de apropriação do território e o confronto entre seus interesses e o movimento político de recuperação de parte dos territórios dos Guarani e Kaiowá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Bernardes, J. A., & Arruzzo, R. C. (2017). EXPANSÃO DO SETOR SUCROENERGÉTICO E A HISTÓRIA DOS LUGARES: A QUESTÃO TERRITORIAL DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL. Revista Da ANPEGE, 12(17), 5–33. https://doi.org/10.5418/RA2016.1217.0001

Edição

Seção

Artigos