IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DO RISCO DE DESASTRES NATURAIS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL)

Autores

  • Érico Soriano Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Pós-doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Rodovia Washington Luís, 310, São Carlos - SP.
  • Silvia Midori Saito Doutora em Geografa pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e Comunicações Estrada Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP.
  • Luciana de Resende Londe Doutora em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE . Pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Estrada Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP
  • Leandro Torres DiGregório Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola Politécnica da UFRJ, Reitoria, Decanato do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. CT - Centro de Tecnologia. Cidade Universitária - CEP 21941909 - Rio de Janeiro, RJ.
  • Marcos Pellegrini Coutinho Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Estrada Doutor Altino Bondesan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0016

Resumo

A comunicação relacionada a risco de desastres é uma atividade recente e ainda em desenvolvimento no Brasil. Neste trabalho a comunicação ofcial de alertas de desastres naturais no estado de São Paulo foi analisada através de uma abordagem qualitativa. Foram aplicados questionários aos Coordenadores Municipais de Defesa Civil de municípios paulistas monitorados quanto ao risco de desastres, em duas fases: a primeira em 2012, no início das operações federais de monitoramento e alerta e a segunda em 2015, após um relativo amadurecimento destas operações. A falta de padronização dos alertas emitidos por diferentes centros (federal, estaduais e, em alguns casos, municipais), assim como a falta de tempo hábil para ações de resposta, foram apontados como difculdades enfrentadas pelos entrevistados. Como conclusão, é urgente a uniformização de terminologias e maior integração entre os órgãos de monitoramento e emissão de alertas e os órgãos de prevenção e resposta a desastres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Soriano, Érico, Saito, S. M., Londe, L. de R., DiGregório, L. T., & Coutinho, M. P. (2017). IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DO RISCO DE DESASTRES NATURAIS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL). Revista Da ANPEGE, 12(19), 390–408. https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0016

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)