Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista da ANPEGE tem periodicidade quadrimestral e publica trabalhos de temas geográficos e tem como princípios a divulgação científica e o livre acesso aos resultados da pesquisa científica. A revista é multilíngüe, publica trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.
A revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite o Public Knowledge Project, que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Systems (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

FOCUS AND SCOPE
The ANPEGE Journal has a quadriannual periodicity and publishes works of geographic themes. Its principles are the scientific dissemination and the free access to scientific research results. The journal is multilingual, published in Portuguese, Spanish, English and French. 
ANPEGE offers open access to all of its contents, following the principle that offering free access to research generates greater global exchange of knowledge. Full access is associated with increased readership and citation of work of an author. For further information about this approach, visit the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, distributing the Open Journal Systems (OJS) well as other software to support unrestricted online access to scholarly resource publications. 

Translated by Caius Brandão (caiusbrandao@globo.com).

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Depoimentos/Homenagens

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Debates

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista da ANPEGE conta com um grupo de avaliadores apresentado no Conselho Editorial e por um grupo de avaliadores ad hoc que participam como convidados, em função das características de sua área de atuação e conhecimentos específicos pertinentes a cada tipo de temática. Os originais são encaminhados a dois avaliadores. Em caso de pareceres conflitantes, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador. Contribuições que apresentem conteúdo específico (como por exemplo: farta análise estatística, elevado conteúdo de emprego de técnicas de geoprocessamento etc.) também são encaminhados a um terceiro especialista.

PEER REVIEW AND EVALUATION POLICY
The ANPEGE Journal relies on a group of reviewers presented on the Editorial Board and a cluster of ad hoc reviewers participating as guests, depending on the characteristics of their field of expertise and particular knowledge pertinent to each type of theme. The manuscripts are sent to two reviewers. In the case of conflicting reviews, the work will be sent to a third reviewer. Contributions containing specific content (e.g., plentiful statistical analysis, numerous employments of geoprocessing techniques, etc.) are also referred to a third-party expert.

Translated by Caius Brandão (caiusbrandao@globo.com).



Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.


 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

A revista da ANPEGE é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).


Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)