Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus)

Autores

  • Éder Dittmar
  • Helder Silva e Luna
  • Ruy Alberto Corrêa Caetano Filho

Palavras-chave:

eritrócitos, peixes, pantanal.

Resumo

Com presente trabalho os pesquisadores buscaram avaliar a existência de associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus). As capturas ocorreram mensalmente no rio Aquidauana.  Para cada peixe foi realizada a análise de 3000 eritrócitos para a pesquisa de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados, utilizando-se esfregaço sanguíneo corado com giemsa. Foram analisados 50 machos e 23 fêmeas. Os sexos foram analisados separadamente. O teste de correlação não mostrou associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. Nas condições do presente experimento, concluiu-se que o desenvolvimento gonadal em pacus não interferiu no incremento de micronúcleos e núcleos morfologicamente alterados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-17

Como Citar

Dittmar, Éder, e Luna, H. S., & Filho, R. A. C. C. (2011). Associação entre o desenvolvimento gonadal e a frequência de micronúcleos e de núcleos morfologicamente alterados em eritrócitos de pacus (Piaractus mesopotamicus). Agrarian, 3(8), 152–161. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/798

Edição

Seção

Artigo - Produção animal