Índice de acidez do óleo de peixe na nutrição de alevinos de tilápia

Autores

  • Tatiane Andressa Lui Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Jakeline Marcela Azambuja de Freitas Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Fabio Bittencourt Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Jackeline Marcante Dallagnol Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.
  • Dacley Hertes Neu Grupo de Estudos Pantaneiro de Aquicultura - GEPAq. Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
  • Wilson Rogério Boscolo Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura - GEMAq. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.6702

Palavras-chave:

Aquicultura, lipídeos, nutrição de peixes, Oreochromis niloticus

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes índices de acidez do óleo de peixe na nutrição de alevinos de tilápia (Oreochromis niloticus). Para tanto, 160 alevinos com peso e comprimento total inicial médio de 29,49 ± 1,29 g e 11,87 ± 0,13 cm, respectivamente, foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado em 16 hapas com 0,15 m3 de volume útil dispostos em um tanque de concreto com capacidade volumétrica de 25 m3. Foram elaboradas quatro rações extrusadas, sendo uma a base de óleo de soja (controle) com índice de acidez de 0,24, e três rações a base de óleo de peixe com índices de acidez de 1,48; 6,40 e 9,85. Os peixes foram alimentados quatro vezes ao dia até a saciedade aparente. Foram avaliados o desempenho produtivo, a composição centesimal e as características hematológicas dos animais. Ao final do período experimental observou-se que os parâmetros analisados não foram influenciados pelos índices de acidez avaliados (P>0,05). Portanto, o óleo de peixe pode ser fornecido aos animais independente de seu índice de acidez, sem proporcionar diferenças no desempenho zootécnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Lui, T. A., Freitas, J. M. A. de, Bittencourt, F., Dallagnol, J. M., Neu, D. H., & Boscolo, W. R. (2018). Índice de acidez do óleo de peixe na nutrição de alevinos de tilápia. Agrarian, 11(40), 174–180. https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.6702

Edição

Seção

Artigo - Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)