Conteúdo de DNA e caracterização anatômica de cultivares de oliveiras (Olea europea L.)

Autores

  • Thatiane Padilha de Menezes EPAMIG
  • Adelson Francisco de Oliveira EPAMIG
  • Moacir Pasqual Universidade Federal de Lavras
  • Afonso Ricardo de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Evaristo Mouro de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i41.4158

Palavras-chave:

anatomia quantitativa, citometria de fluxo, banco de germoplasma.

Resumo

Devido a expansão da olivicultura no Brasil e ao elevado número de variedades existentes, estudos visando a caracterização de cultivares são fundamentais. Este trabalho teve por objetivo caracterizar a morfologia interna, quantificar anatomicamente os tecidos foliares e estimar o conteúdo de DNA de seis cultivares de oliveiras do Banco de Germoplasma da Epamig Sul de Minas. Para o estudo anatômico folhas totalmente expandidas de oliveiras foram cortadas em secções transversais e avaliadas em relação a espessura da epiderme da face adaxial e abaxial, espessura do parênquima paliçádico e lacunoso, espessura do mesofilo e nervura central. Foram registradas 128 fotomicrografias, sendo 64 do limbo foliar e 64 da nervura central, divididas em 4 repetições. Para a determinação do conteúdo de DNA, aproximadamente 70 mg de tecido foliar juntamente com Glycine Max (padrão de referência interno) foram triturados em placa de Petri contendo 1 mL de tampão Marie. A suspensão de núcleos foi filtrada através de malha de 50 μm, sendo corados com adição de 15 μL com iodeto de propídeo para cada amostra. Para cada tratamento, três amostras de 10 mil núcleos foram analisadas em citômetro Facscalibur (Becton Dickinson).  O conteúdo de DNA das cultivares de oliveiras variaram de 2,54 a 2,89 pg. A estrutura básica das cultivares de oliveiras é a mesma, porém, há distinção nas espessuras dos tecidos foliares, na nervura central e no mesofilo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiane Padilha de Menezes, EPAMIG

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2008), Mestrado em Fitotecnia (2010) e Doutorado em Fitotecnia (2013) pela mesma instituição. Pós-Doutorado PMPD II - Edital FAPEMIG 10/2013 pela Universidade Federal de São João Del Rei (2014). Possui experiência em fruticultura, atuando em projetos relacionados à propagação de frutíferas,sistema hidropônico, polinização, qualidade de fruto e citometria de fluxo

Adelson Francisco de Oliveira, EPAMIG

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL (1976), Mestrado em Agronomia também pela ESAL (1986) e Doutorado em Agronomia Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2001). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais EPAMIG, detentor de bolsa de incentivo a pesquisa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, lotado no Centro Tecnológico Sul de Minas - CTSM, com sede em Lavras MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação de plantas e produção de mudas, propagação vegetativa, além de auxiliar para aprendizagem e aperfeiçoamento de alunos de graduação e pós graduação futuros novos pesquisadores, especialmente com relação a cultura da Oliveira.

Moacir Pasqual, Universidade Federal de Lavras

Possui curso Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola de Camboriú/Universidade Federal de Santa Catarina (1967), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1971), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1976) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo (1985). É professor titular e membro do Conselho Universitário (CUNI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi Pró-Reitor de Assuntos Estudantís, Comunitários e Culturais da UFLA e Membro do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq. Foi laureado com o Prêmio Linda Caldas Categoria Senior pela Associação Brasileira de Cultura de Tecidos de Plantas-ABCTP em 2009, com a Comenda Antônio Secundino de São José pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2011 e com o Título de Mérito Universitário em 2013 por ocasião da comemoração aos 50 anos de federalização da UFLA. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA nos periodos de 1989 à 1990, de 2004 à 2008 e de 2008 à 2012. Foi coordenador da área Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nos periodos de março de 2008 a março de 2011 e de março de 2011 a agosto de 2014. Membro do Grupo Assessor da Diretoria de Programas e Bolsas no Pais/CAPES desde março de 2015. Atua como professor no curso de graduação em Agronomia, orientador de bolsistas de Iniciação Científica e Pós-Graduandos (mestrado e doutorado) dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia e Botânica Aplicada, com 39 teses e 54 dissertações defendidas sob sua orientação e supervisor de pós-doutorandos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Melhoramento de Plantas e Cultura de Tecidos Vegetais em espécies frutíferas, olericolas, ornamentais, oleaginosas e cafeeiro.

Afonso Ricardo de Souza, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, com experiência na área de Botânica Aplicada, com ênfase em Anatomia Vegetal e Órgãos Reprodutivos de Plantas. Bolsista CAPES pelo Programa de Educação Tutorial, PET Agronomia UFLA.

Evaristo Mouro de Castro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1995) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência nas áreas de Botânica Estrutural, Fisiologia Vegetal, Anatomia Ecológica e Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Desenvolve atividades ligadas à Anatomia das Plantas em Diferentes Condições Ambientais, desenvolvendo análises em Anatomia Quantitativa, Anatomia Ecológica e Estrutura e Função de Órgãos Vegetativos nessa última área, é autor de um livro intitulado "Histologia Vegetal: Estrutura e Função de Órgãos Vegetativos".

Downloads

Publicado

2018-11-07

Como Citar

Menezes, T. P. de, Oliveira, A. F. de, Pasqual, M., Souza, A. R. de, & Castro, E. M. de. (2018). Conteúdo de DNA e caracterização anatômica de cultivares de oliveiras (Olea europea L.). Agrarian, 11(41), 196–202. https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i41.4158

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)