Uso da plasticidade morfológica como estratégia para a redução da população de plantas em cultivares de soja

Autores

  • Cristiano Büchling Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Antonio Mendes de Oliveira Neto Epagri Itajaí
  • Naiara Guerra Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Leonel Bottega Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i35.3931

Palavras-chave:

Glycine max, interação genótipo x ambiente, fitotecnia, rendimento

Resumo

A produtividade de uma cultura é definida pela interação entre a planta, o ambiente de produção e o manejo. Dentre as práticas de manejo está a época de semeadura, a escolha da cultivar, o espaçamento e a população de plantas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da população de plantas sobre a produtividade de grãos de nove cultivares de soja, em duas localidades, Campo Mourão - PR e Passo Fundo - RS. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, organizados em esquema fatorial 4 x 9, com três repetições. Os experimentos foram conduzidos em área experimental, localizados nos municípios de Campo Mourão – PR e Passo Fundo - RS. O período de condução foi de Outubro 2011 a Abril de 2012. A densidade de semeadura foi avaliada em quatro níveis (150, 250, 350, 450 mil plantas ha-1). O segundo fator consistiu de nove cultivares de soja (Fepagro 36 RR; Fepagro 37 RR; FPS Iguaçu RR; FPS Júpiter RR; FPS Netuno RR; FPS Paranapanema RR; FPS Solimões RR; BRS Tordilha RR; FPS Urano RR). Ao final do ciclo avaliou-se a produtividade de grãos. A produtividade de grãos de soja foi pouco influenciada pela população de plantas avaliada. A cultivar FPS Júpiter RR e BRS Tordilha RR bem como FPS Netuno RR e FPS Urano RR se destacaram para valor de altos rendimentos nas regiões de Campo Mourão e Passo Fundo, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes de Oliveira Neto, Epagri Itajaí

Engenheiro Agronomo formado pela ESAPP no ano de 2008. Mestre e doutor pela Universidade Estadual de Maringá. Concentra seus estudos na ciência das plantas daninhas, práticas culturais em plantas de lavoura e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Büchling, C., Oliveira Neto, A. M. de, Guerra, N., & Bottega, E. L. (2017). Uso da plasticidade morfológica como estratégia para a redução da população de plantas em cultivares de soja. Agrarian, 10(35), 22–30. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i35.3931

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)