MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA.

Autores

  • Arthur Pacheco Universidade estadual do Mato Grosso do Sul
  • Adriano Silva Lopes Universidade estadual do Mato Grosso do Sul
  • Gabriel Queiroz Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriano França Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Luan Eudes Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

evapotranspiração, nitrogênio, Penman-Monteith, Phaseolus vulgaris, tanque Classe A,

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do manejo da irrigação e da adubação nitrogenada de cobertura sobre os componentes de produtividade e eficiência no uso da água da cultura do feijoeiro. O experimento foi realizado em Aquidauana-MS, utilizando o cultivar de feijão pérola que foi semeado na época de inverno de 2011, em sistema de plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas, composto por três manejos de irrigação (tanque Classe A - TCA, Hargreaves-Samani - HG e Penman-Monteith - PM) e quatro doses de adubação nitrogenada (0, 50, 100 e 150 kg ha-1). Foram avaliados a produtividade de grãos (PG), massa de 100 grãos (MCG), número de vagens por planta (NVP), número de grãos por planta (NGP), número de grãos por vagem (NGV) e a eficiência no uso da água (EUA) pela cultura. Para os métodos de manejo de irrigação foi utilizado teste de médias e Tukey a 5%; para as doses de adubação nitrogenada foram realizadas análises de regressão. Conclui-se que o cultivo do feijoeiro em sistema de plantio direto não é influenciado pelos manejos de irrigação quanto as variáveis PG, MCG, NGP, NVP e EUA. O manejo de irrigação TCA proporciona interação com as doses de nitrogênio para as variáveis PG, NVP, NGP e EUA, sendo que os maiores valores foram obtidos próximos a dose de 150 kg ha-1 e os menores valores foram obtidos com as doses estimadas próximas a 50 kg ha-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Pacheco, Universidade estadual do Mato Grosso do Sul

Engenheiro Agrônomo Arthur Pacheco,

Mestrando em Agronomia - Produção Vegetal

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Laboratório de Irrigação e Drenagem

Adriano Silva Lopes, Universidade estadual do Mato Grosso do Sul

Prof. Dr. Adriano da Silva Lopes
Agronomia e Engenharia Florestal
Unidade Universitária de Aquidauana - UEMS

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Pacheco, A., Lopes, A. S., Oliveira, G. Q., França, A., & Silva, L. E. (2017). MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO FEIJOEIRO: COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA. Agrarian, 9(33), 263–273. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3192

Edição

Seção

Artigo - Engenharia Agrícola