Qualidade fisiológica de sementes de sorgo em resposta ao tratamento com fertilizante à base de zinco e molibdênio

Autores

  • Samille Grazyelle Soares da Cunha Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Andréia Márcia Santos de Souza David Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Dorismar David Alves Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Edson Marcos Viana Porto Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Sorghum bicolor L., germinação, micronutrientes, vigor

Resumo

A aplicação de micronutrientes via tratamento de sementes, visando aumentar a produtividade, tem apresentado resultados positivos. É crescente o uso de novos produtos para incorporação de aditivos às sementes, objetivando melhorar seu potencial produtivo. No entanto, pouco se sabe sobre o real efeito desses produtos no desempenho fisiológico das sementes. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de sorgo em resposta ao tratamento com fertilizantes à base de zinco e molibdênio (Zn 35%; Mo 3,5%). O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Unimontes, campus Janaúba. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com seis repetições por tratamentos, em esquema fatorial 2 x 2, utilizando duas cultivares de sorgo (BRS 610 e Volumax) e duas doses de fertilizante (0,0 L e 0,3 L do produto por hectare). Foram realizadas as seguintes determinações para avaliação da qualidade fisiológica das sementes: teor de água, peso de 100 sementes, germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, teste frio, massa fresca de plântulas, massa seca de plântulas e comprimento de plântulas. As sementes de sorgo da cultivar Volumax apresentam qualidade fisiológica superior à BRS 610. A qualidade fisiológica das sementes é influenciada positivamente pela aplicação de fertilizante a base de zinco e molibdênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samille Grazyelle Soares da Cunha, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Andréia Márcia Santos de Souza David, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba. Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Atualmente é professora de Educação Superior da Unimontes. 

Hugo Tiago Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduação em Agronomia e mestre em Produção Vegetal pela Unimontes. Doutorando em Fitotecnia pela UFV

Edson Marcos Viana Porto, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal no Semi-Árido pela Universidade Estadual de Montes Claros. Atualmente é professor designado da Unimontes.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Soares da Cunha, S. G., Santos de Souza David, A. M., Ribeiro Amaro, H. T., Alves, D. D., & Viana Porto, E. M. (2015). Qualidade fisiológica de sementes de sorgo em resposta ao tratamento com fertilizante à base de zinco e molibdênio. Agrarian, 8(30), 351–357. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2979

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)