Índices zootécnicos de ovinos cruzados criados em duas propriedades no Pantanal de Miranda, MS

Autores

  • Marcos Paulo Gonçalves Rezende UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Nicacia Monteiro Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL
  • Geovane Gonçalves Ramires UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave:

aptidões, fenótipos, genótipos, morfologia, seleção

Resumo

Analisou-se o escore corporal (EC), peso vivo (PV), índices morfométricos (IM) e conformação (ICO) de 51e 24 ovinos oriundos do cruzamento entre ½ Santa Inês +½ Dorper (SIxD) e ½ Suffolk +½ Sem Padrão Racial Definido (SxSPRD), respectivamente, distribuídos entre machos e fêmeas, em duas propriedades no Pantanal de Miranda-MS. Analisaram-se efeitos fixos de cruzamento, sexo e interação cruzamento*sexo. Considerando os IM, EC e PV, realizaram-se análises multivariadas para redução de variáveis a serem mensuradas; e correlação de alguns IM com PV, EC e ICO. Nas características analisadas, houve efeito das fontes de variação. O cruzamento SIxD apresentou maiores valores entre os IM. Os ovinos SIxD e SxSPRD demonstraram condição corporal moderada e magra, respectivamente. Esses valores corroboraram com o PV, onde se observou diferença de 20,11% a mais de PV no SIxD. O ICO classificou os ovinos de ambos os cruzamentos como curtos, altos, retilíneos e com boa habilidade na produção de carne, com amena superioridade da capacidade corporal nos ovinos SIxD. Notou-se correlação alta e significativa entre perímetro torácico e PV, indicando que o perímetro torácico apresenta-se como uma boa medida indicativa de PV. Com base no peso das variáveis analisadas pelas multivariadas, determinaram-se aquelas de maior importância de acordo com cada componente principal (CP), sendo necessários apenas 3 e 4 CP com autovalor mínimo de 1,0, acumulando 70,40% e 73,23% da variância acumulada no SIxD e SxSPRD, respectivamente. Para ovinos oriundos de ambos os cruzamentos sugeriu-se oito medidas, permitindo redução de 50% das variáveis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Gonçalves Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduando em Zootecnia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Linha de pesquisa com ênfase em métodos alternativos para produção animal sustentável e seleção de animais domésticos, com frentes em estudos de índices zootécnicos de equinos, ovinos e bovinos; morfofuncionalidade de equinos; melhoramento e conservação genética de animais domésticos naturalizados; manejo e conservação de solo e ecossistemas aquáticos. Pesquisador do CNPq durante os anos de 2010 a 2012.

Nicacia Monteiro Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2011). Mestranda no programa de Pós-Graduação em Zootecnia na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui linha de pesquisa voltada a Produção animal e manejo de solos, com frentes em melhoramento genético, sistema de cria de bovinos, microbiologia de leite, morfologia animal, manejo e conservação de solos Pantaneiro.

Geovane Gonçalves Ramires, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

Graduado em Ciências Biológicas (UFMS - CPAq) e graduando em Zootecnia (UEMS - UUA). Atuando em diversas áreas biológicas-agrárias, tais como, Zoologia de Vertebrados, Botânica, Caracterização de Equinos, Biometria para caracterização de animais domésticos (equinos e ovinos), dentre outros.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Como Citar

Rezende, M. P. G., Oliveira, N. M., & Ramires, G. G. (2014). Índices zootécnicos de ovinos cruzados criados em duas propriedades no Pantanal de Miranda, MS. Agrarian, 7(24), 310–318. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2681

Edição

Seção

Artigo - Produção animal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)