Supressão química do crescimento de Panicum maximum cv. aruana cultivado em consórcio com a cultura da soja

Autores

  • Germani Concenco Embrapa Agropecuária Oeste
  • Luis Armando Zago Machado Embrapa Agropecuária Oeste
  • Leandro Galon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Igor Vinicius Talhari Correia Anhanguera
  • Sabrina Alves dos Santos UNIGRAN
  • Waggner Gomes Palharini

Palavras-chave:

glyphosate, fenoxaprop-p-ethyl, fluazifop-p-buthyl, forrageiras, Glycine max

Resumo

No consórcio soja x forrageiras, estuda-se o momento de semeadura da cultura em relação a forrageira (concomitante ou defasada), para permitir vantagem competitiva às plantas da soja em relação à forrageira. Objetivou-se avaliar herbicidas e doses para aplicação na cultura da soja consorciada com Panicum maximum cv. Aruana, visando a supressão da forrageira. O experimento foi instalado em sistema de parcelões experimentais com subamostras, constituindo da semeadura defasada em 10 dias de capim-aruana nas entrelinhas da cultura da soja. Foram avaliados doses dos herbicidas glyphosate, fluazifop e fenoxaprop, no consórcio de soja com capim-aruana, aplicados 55 dias após a emergência (DAE) de ambas espécies (a emergência foi simultânea). Aos 69 DAE foram avaliados a massa fresca, massa seca, clorofila total, eficiência de controle do capim-aruana, perfilhos por planta e percentagem de perfilhos mortos das plantas de capim-aruana, bem como altura e conteúdo de água das plantas do capim e da soja, e a produtividade da cultura. Se a prioridade for a produtividade de grãos da cultura anual, a aplicação, em situação idêntica à avaliada neste estudo, do herbicida glyphosate a 1000 mL p.c. ha-1 é mais indicada, porém, com maior risco de redução da população da forrageira. Caso o objetivo do consórcio seja a formação de pastagem a aplicação, em situação idêntica à avaliada neste estudo, dos herbicidas fluazifop ou fenoxaprop a 500 mL p.c. ha-1 representa medida mais segura, permitindo garantir a população de plantas da forrageira ao custo de maior risco de interferência desta sobre a soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germani Concenco, Embrapa Agropecuária Oeste

Possui graduação em Agronomia (2003), especialização em Produção de Sementes (2005) e mestrado em Fisiologia Vegetal (2005) pela Universidade Federal de Pelotas, e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atuou como International Agronomist da Valmont Industries (sediada em Omaha, Nebraska, USA), desenvolvendo pesquisas com arroz em diversos Países. Atualmente é pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste na área de Sistemas de Produção Sustentáveis - Manejo Integrado de Plantas Espontâneas.

Luis Armando Zago Machado, Embrapa Agropecuária Oeste

Pesquisador da área de Plantas Forrageiras da Embrapa Agropecuária Oeste

Leandro Galon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Prof. Dr. da área de manejo de plantas daninhas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim-RS

Igor Vinicius Talhari Correia, Anhanguera

Estudante de Agronomia da Anhanguera, Dourados-MS, estagiária da área de Manejo de Plantas Daninhas da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados-MS.

Sabrina Alves dos Santos, UNIGRAN

Estudante de Biologia da UNIGRAN, Dourados-MS, estagiária da área de Manejo de Plantas Daninhas da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados-MS.

Downloads

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Concenco, G., Machado, L. A. Z., Galon, L., Correia, I. V. T., Santos, S. A. dos, & Palharini, W. G. (2013). Supressão química do crescimento de Panicum maximum cv. aruana cultivado em consórcio com a cultura da soja. Agrarian, 7(24), 176–188. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2563

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)