Variabilidade espacial de atributos físicos do solo por análise de agrupamento de pontos amostrais

Autores

  • Renato Paiva Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Anderson Rodrigo Silva Universidade de São Paulo
  • Jaqueline Aparecida Raminelli Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

análise de agrupamento, mecânica do solo, resistência à penetração

Resumo

O conhecimento da variabilidade dos atributos do solo constitui-se em uma importante ferramenta para o emprego do manejo adequado para elaboração do planejamento experimental. O objetivo deste trabalho foi analisar, via análise de agrupamento, a variabilidade espacial de atributos físicos do solo de uma área utilizada para planejamento experimental agronômico. O trabalho foi desenvolvido no município de Areia, Paraíba, em área experimental de Latossolo Amarelo. As amostras foram coletadas nas camadas de 0,0-0,2 m, em uma malha amostral de 30 × 30 m, com um total de 49 pontos espaçados em 5 m. Os atributos físicos analisados foram: densidade do solo, umidade, teor de argila, porosidade total, além da resistência à penetração. Houve formação de cinco grupos distintos, apontando indícios de variabilidade dos atributos físicos na área experimental, sendo observados grupos com características favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento das plantas. A variação nas médias de resistência à penetração foi a mais evidente na separação dos grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Paiva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheiro Agrônomo pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba. Atuou na iniciação a docência como monitor das disciplinas Quimica e Fertilidade do Solo e Mecanização Agrícola, sendo, também, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Realizou estágios extracurriculares no setor de mecanização agrícola do CCA/UFPB, bem como no setor sucroenergético em MT. Atualmente é estudante de mestrado do PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRICOLA da UFRPE. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Solos, com ênfase em automação agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: cana-de-açúcar, física do solo, penetrometria e relação solo-máquina.

Anderson Rodrigo Silva, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo pela UFPB (2010), M.Sc. em Estatística Aplicada e Biometria pela UFV (2012). Atualmente é aluno do programa de pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP em nivel de doutorado, atuando principalmente em métodos multivariados e estatística experimental. Tem experiência em análise de dados agronômicos.

Jaqueline Aparecida Raminelli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Estatística pela Unesp (2000) e Mestre em Estatística pela UFSCar (2003). Desde 2009 é Professora Assistente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorado em andamento na Esalq/USP.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Lima, R. P., Silva, A. R., & Raminelli, J. A. (2013). Variabilidade espacial de atributos físicos do solo por análise de agrupamento de pontos amostrais. Agrarian, 7(23), 82–88. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2373

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo