Adição de água residuária de laticínio em substrato para produção de mudas de maracujazeiro ‘amarelo’

Autores

  • Elisângela Aparecida da Silva Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus de Barbacena
  • José Darlan Ramos Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Fábio Oseias dos Reis Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Flávio Meneses Soares
  • Verônica Andrade dos Santos
  • Ester Alice Ferreira EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Palavras-chave:

Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deneger, propagação, aproveitamento

Resumo

Águas residuárias podem causar sérios danos ao meio ambiente, portanto sua utilização, com critérios, pode resultar em menor necessidade de captação de recursos hídricos primários, diminuindo a quantidade de efluentes gerados, sendo considerada uma estratégia para a conservação desse recurso, tanto em aspectos quantitativos quanto qualitativos. Objetivou-se verificar o efeito da aplicação de água residuária de laticínio na fase de produção de mudas de maracujazeiro ‘amarelo’, utilizando-se dois substratos, visando a obtenção de mudas de qualidade, aliado ao aproveitamento do resíduo de laticínios. O experimento foi conduzido em telado, no período de janeiro a abril de 2010 no Setor de Fruticultura da Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 (concentrações de água residuária de laticínio – ARL: 0; 25; 50; 75 e 100%) x 2 (substratos: comercial e alternativo - solo:esterco bovino 3:1), num total de 10 tratamentos, com 4 repetições e 5 plantas por parcela. Avaliaram-se: comprimento da parte aérea (cm), diâmetro do colo (mm), número de folhas planta-1, comprimento do sistema radicular (cm), massa seca da parte aérea (g) e massa seca do sistema radicular (g). O desenvolvimento satisfatório das mudas de maracujazeiro ‘amarelo’ ocorreu quando foi aplicada 100% de água residuária de laticínio. O substrato alternativo que continha em sua composição a fonte de matéria orgânica na forma esterco proporcionou melhor desenvolvimento das mudas de maracujazeiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Aparecida da Silva, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus de Barbacena

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia (2008). Mestranda em Fitotecnia (Fruticultura) na Universidade Federal de Lavras, início em 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Silva, E. A. da, Ramos, J. D., Silva, F. O. dos R., Soares, F. M., Santos, V. A. dos, & Ferreira, E. A. (2013). Adição de água residuária de laticínio em substrato para produção de mudas de maracujazeiro ‘amarelo’. Agrarian, 7(23), 49–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2335

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)