Morfofisiologia de milho safrinha em espaçamento reduzido e consorciado com Urochloa ruziziensis

Autores

  • Juslei Figueiredo da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Antonio Luiz Neto Neto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Adriano dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Gessí Ceccon Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO)

Palavras-chave:

Área foliar, Brachiaria, clorofila, fluorescência, Zea mays

Resumo

A cobertura vegetal sobre a superfície do solo é de fundamental importância para manutenção do sistema plantio direto, no entanto em regiões de clima tropical há rápida decomposição destes resíduos vegetais. O consórcio do milho com forrageiras é uma alternativa para manter o solo coberto, mas a população de plantas é um fator chave para alcançar a rentabilidade do sistema. O trabalho foi realizado com objetivo de avaliar as interações e interferências de populações de Urochloa ruziziensis no desempenho morfofisiológico das plantas de milho. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas. As parcelas principais foram constituídas pelas populações de milho safrinha (5,1 e 6,2 plantas m-2) e as subparcelas pelas populações de U. ruziziensis (0, 5, 10, 20 e 40 plantas m-2), em quatro repetições. As parcelas foram constituídas de sete linhas de milho, no espaçamento de 0,45 m, com área útil de 2,25 m de largura por 12,0 m de comprimento. Os dados foram submetidos à análise de variância, os resultados de populações de U. ruziziensis submetidos à análise de regressão, e as médias das variáveis entre populações de milho comparadas pelo teste de Tukey (P<0,05). O aumento da população de U. ruziziensis provocou alterações em plantas de milho, como redução na altura de plantas, menor área foliar, colmos mais finos e redução na massa seca de espigas de milho. As populações de milho e de U. ruziziensis não influenciaram na eficiência quântica potencial e na eficiência quântica máxima do processo fotoquímico no fotossistema II (PSII).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juslei Figueiredo da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluna do curso de Mestrado em Agronomia, Produção Vegetal, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Departamento de Fitotecnia.

Antonio Luiz Neto Neto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluno do curso de Mestrado em Agronomia, Produção Vegetal, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Departamento de Fitotecnia.

Adriano dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluno do curso de Mestrado em Agronomia, Produção Vegetal, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Gessí Ceccon, Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO)

Analista na Embrapa Agropecuária Oeste. Departamento de Fitotecnia.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

da Silva, J. F., Neto Neto, A. L., Santos, A. dos, & Ceccon, G. (2013). Morfofisiologia de milho safrinha em espaçamento reduzido e consorciado com Urochloa ruziziensis. Agrarian, 6(21), 259–267. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2206

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)