Estrutura anatômica de raízes de cana-de-açúcar cultivada em solo compactado

Autores

  • Fábio Régis Souza UNIGRAN
  • Anderson Cristian Bergamin Universidade Federal do Amazonas
  • Luciano dos Reis Venturoso Instituto Federal deRondônia
  • Maria do Carmo Vieira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Douglas Martins Pereira Pellin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rafael Montanari UNESP

Palavras-chave:

Saccharum spp, densidade do solo, fibra radicular

Resumo

O aumento da compactação no solo, na maioria das vezes, interfere negativamente sobre as plantas, diminuindo principalmente o crescimento das raízes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a estrutura anatômica das raízes de cana-de-açúcar, em função da densidade do solo. As amostras de raízes e de solo indeformadas foram obtidas em três profundidades: 0,0-0,05, 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m. Foi observada densidade média do solo de 1,08; 1,19 e 1,26 kg dm-3 nas profundidades de 0,0-0,05, 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m , respectivamente. Em solo com densidade de até 1,26 kg dm-3 a estrutura anatômica das raízes da cana-de-açúcar praticamente não sofreu nenhuma alteração significativa. Há uma tendência de aumento na quantidade de fibras das raízes com o aumento da densidade do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Régis Souza, UNIGRAN

Engenheiro Agronômo Doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados e Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra do Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN.

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

Souza, F. R., Bergamin, A. C., Venturoso, L. dos R., Vieira, M. do C., Pellin, D. M. P., & Montanari, R. (2013). Estrutura anatômica de raízes de cana-de-açúcar cultivada em solo compactado. Agrarian, 6(22), 423–428. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/2069

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)