Calcário e gesso na produção de bulbos de amarílis em Latossolo Vermelho Distroférrico

Autores

  • Yara Brito Chaim Jardim Rosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eulene Francisco da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Derek Brito Chaim Jardim Rosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Islaine Caren Fonseca Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
  • Juslei Figueiredo Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • José Carlos Sorgato Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edgard Jardim Rosa Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jackeline Schultz Soares Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

correção do solo, floricultura, herbáceas perenes, Hippeastrum hybridum

Resumo

Os bulbos constituem o principal órgão de propagação comercial de amarílis não havendo relatos científicos sobre a calagem e gessagem para a sua produção em Latossolos. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do calcário e do gesso agrícola na produção de bulbos de amarílis e na agregação de um Latossolo Vermelho Distroférrico. O experimento foi conduzido na área de Jardinocultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em Dourados – MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco repetições, sendo que, a unidade experimental foi composta por uma planta de amarílis (Hippeastrum hybridum) variedade Intokasie, cultivada em vaso com capacidade para 1 litro. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 5x5, sendo cinco doses de calcário dolomítico (0, 2000, 4000, 8000 e 16000 kg ha-1) com PRNT de 100,%, e cinco doses de gesso agrícola (0, 500, 1000, 2000, 4000 kg ha-1). As variáveis analisadas foram: altura da haste floral, porcentagem de agregados via seca, perímetro, diâmetro, altura, massa fresca e seca do bulbo e, comprimento, massa fresca e seca do sistema radicular. A aplicação de doses crescentes de calcário promoveram aumento do pH e porcentagem dos agregados do solo. O uso do gesso influenciou o incremento no perímetro do bulbo apenas na dosagem de 871,3 kg ha-1. A calagem na dosagem acima de 2.000 kg ha-1 foi essencial para incremento em diâmetro, perímetro e massa dos bulbos de amarílis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Sorgato, Universidade Federal da Grande Dourados

Eng. Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008). Atualmente, professor voluntário e aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal nível de mestrado da Faculdade de Ciências Agrárias - UFGD.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Jardim Rosa, Y. B. C., Silva, E. F. da, Jardim Rosa, D. B. C., Fonseca, I. C., Silva, J. F., Sorgato, J. C., Rosa Junior, E. J., & Soares, J. S. (2012). Calcário e gesso na produção de bulbos de amarílis em Latossolo Vermelho Distroférrico. Agrarian, 6(19), 43–50. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1928

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)