Crescimento e sintomas de deficiência nutricional em Iris germanica L. decorrentes da omissão de macronutrientes

Autores

  • Yara Brito Chaim Jardim Rosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eulene Francisco da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Islaine Caren Fonseca Universidade Estadual Paulista
  • Juslei Figueiredo Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edgard Jardim Rosa Junior Universidade Federal da Grande Dourados
  • Derek Brito Chaim Jardim Rosa
  • José Carlos Sorgato Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

avaliação nutricional, flor-de-lis, floricultura

Resumo

A busca crescente por Iris germanica L. pela farmacologia, medicina, indústria de perfume e cosméticos, tem demandado pesquisas relacionadas à nutrição mineral dessa planta. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi analisar o crescimento e os sintomas visuais de deficiência em Iris germânica, sob condições de omissão de macronutrientes. O experimento foi conduzido na área de Jardinocultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em Dourados – MS. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com dez repetições, sendo que, a unidade experimental foi composta por uma planta de Iris germanica L., cultivada em vaso plástico com capacidade para 3 kg usando como substrato areia lavada esterilizada. Para analisar o crescimento e os sintomas de deficiência, e observar a suscetibilidade a doenças foram utilizados cinco tratamentos que corresponderam à solução nutritiva completa de Hogland e Arnon (macro e micronutrientes), e a omissão individual de N, P, K, e Ca. A deficiência de um macronutriente, especialmente N, Ca e P, além de promover diminuição do crescimento da planta e do número de gemas emergidas do rizoma, resultaram em alterações morfológicas, traduzidas como sintomas característicos de deficiência. A omissão de K contribuiu para o aumento da severidade de bacteriose causado por Erwinia spp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Sorgato, Universidade Federal da Grande Dourados

Eng. Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008). Atualmente, professor voluntário e aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal nível de mestrado da Faculdade de Ciências Agrárias - UFGD.

Downloads

Publicado

2012-07-06

Como Citar

Rosa, Y. B. C. J., Silva, E. F. da, Fonseca, I. C., Silva, J. F., Rosa Junior, E. J., Rosa, D. B. C. J., & Sorgato, J. C. (2012). Crescimento e sintomas de deficiência nutricional em Iris germanica L. decorrentes da omissão de macronutrientes. Agrarian, 5(17), 303–309. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1778

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)