Regulador vegetal e densidades de semeadura na cultura do arroz de terras altas

Autores

  • Juliana Souza Castilho UNESP
  • Orivaldo Arf UNESP
  • Douglas Castilho Gitti UNESP
  • Paula Suemy Landy Koga UNESP
  • Ricardo Antônio Ferreira Rodrigues UNESP

Palavras-chave:

Acamamento de plantas, Cultivar Primavera, Etil-trinexapac, Oryza sativa L.

Resumo

O acamamento das plantas de arroz no momento da colheita acarreta perdas significativas na produtividade, além disso, os manejos de água em condições de alta tecnologia agravam mais o problema. O uso de reguladores vegetais é uma das alternativas para reduzir o acamamento. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do regulador de crescimento etil-trinexapac no desenvolvimento, produtividade e qualidade industrial do arroz de terras altas em diferentes densidades de semeadura. O experimento foi desenvolvido em Selvíria (MS), na área experimental da Faculdade de Engenharia – UNESP, Campus de Ilha Solteira, durante os anos agrícolas de 2007/08 e 2008/09. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, disposto em esquema fatorial 5 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco densidades de semeadura (100, 150, 200, 250 e 300 sementes viáveis m-2) combinadas com e sem aplicação de regulador vegetal etil-trinexapac, na dose de 150 g ha-1, por ocasião da diferenciação floral das plantas, utilizando-se o cultivar Primavera. Com os resultados obtidos concluiu-se que a aplicação de 150 g ha-1 de etil-trinexapac, por ocasião da diferenciação floral, reduz a altura de planta, o acamamento e a produtividade de grãos; não houve influência das densidades de semeadura avaliadas sobre a produtividade de grãos; o rendimento de benefício é pouco influenciado pela aplicação de etil-trinexapac e não influenciado pela variação das densidades de semeadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Souza Castilho, UNESP

Engenheira Agronôma

Orivaldo Arf, UNESP

Professor de agronomia. UNESP campus de Ilha Solteira. Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio Economia.

Douglas Castilho Gitti, UNESP

Engenheiro Agronômo, mestrando em Agronomia, especialização em Sistemas de Produção. UNESP de Ilha Solteira

Paula Suemy Landy Koga, UNESP

Engenheira Agronôma, mestrando em Agronomia, especialização em Sistemas de Produção. UNESP de Ilha Solteira

Ricardo Antônio Ferreira Rodrigues, UNESP

Professor de agronomia. UNESP campus de Ilha Solteira. Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Castilho, J. S., Arf, O., Gitti, D. C., Koga, P. S. L., & Rodrigues, R. A. F. (2012). Regulador vegetal e densidades de semeadura na cultura do arroz de terras altas. Agrarian, 5(18), 337–348. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1365

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>