Fitomassa e componentes da produção da mamona fertilizada com nitrogênio, fósforo e potássio

Autores

  • Evandro Franklin Mesquita Universidade Estadual da Paraíba
  • Lúcia Helena Garófalo Chaves Universidade Federal de Campina Grande
  • Hugo Orlando Carvallo Guerra Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Adubação mineral, Ricinus communis L, Rendimento

Resumo

A adubação é uma importante prática para incrementar a produtividade das culturas. Assim, objetivou-se avaliar a fitomassa seca e os componentes da produção de mamona BRS Nordestina submetida à adubação mineral com nitrogênio, fósforo e potássio. O experimento foi conduzido em ambiente protegido com delineamento experimental inteiramente casualizado, constituído por oito tratamentos, correspondentes ao fatorial 2 (N1=200; N2= 300 kg ha-1) x 2 (P1=150; P2=250 kg ha-1) x 2 (K1=150; K2=250 kg ha-1), com três repetições, totalizando 24 unidades experimentais. Ao final do período experimental foram avaliadas a massa seca total da planta (raízes, caules, folhas e cachos) e os componentes da produção (número de frutos, peso sementes, número de sementes e peso do cacho por planta; peso de 100 sementes e comprimento do racemo primário). O tratamento 300: 250: 250 kg ha-1 de NPK foi o mais eficiente para os componentes da fitomassa seca da cultivar BRS Nordestina. Os tratamentos de fósforo e potássio não afetaram a fitomassa desta cultivar. Devido à falta de interação entre os nutrientes NPK, o maior rendimento de produção (peso de sementes por planta) foi obtido com a maior dose de nitrogênio e as menores de fósforo e potássio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Franklin Mesquita, Universidade Estadual da Paraíba

Atualmente sou professor Doutor A DE da Universidade Estadual da Paraíba. Atuando na área de agricultura orgânica, oleaginosas, Química e física de solo e irrigação. Possuo Graduação e agronomia, Mestrado em Manejo de Solo e Água, ambos, Universidade Federal da Paraíba e doutor em Engenharia Agrícola, área de concentração: Irrigação e Drenagem.

Lúcia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande

Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola, UFCG, Campina Grande. Atua área de quimica do solo, sustentabilidade dos solos agrícolas e manejo da adubação.

Hugo Orlando Carvallo Guerra, Universidade Federal de Campina Grande

Professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola, UFCG, Campina Grande. Atua área de física do solo, sustentabilidade dos solos agrícolas e relação solo-água-planta.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Mesquita, E. F., Chaves, L. H. G., & Guerra, H. O. C. (2011). Fitomassa e componentes da produção da mamona fertilizada com nitrogênio, fósforo e potássio. Agrarian, 4(14), 344–351. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1246

Edição

Seção

Artigo - Ciência do Solo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)