Ocorrência de insetos na pitaia no município de Lavras-MG

Autores

  • Virna Braga Marques Universidade Federal de Lavras
  • Neimar Arcanjo de Araújo Universidade Federal de Lavras
  • Rodrigo Amato Moreira Universidade Federal de Lavras
  • José Darlan Ramos Universidade Federal de Lavras
  • Muriel Santos Rizental Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

danos, Hylocereus undatus, pitahaya, polinização

Resumo

Devido às suas características de sabor doce e suave, polpa firme e repleta de sementes com ação laxante, as pitaias têm despertado interesse nos produtores por sua grande aceitação nos mercados consumidores. Diante do exposto, este trabalho visou identificar os visitantes florais, polinizadores e os insetos que causam danos aos cladódios e aos frutos de pitaia (Hylocereus undatus), no município de Lavras, MG. O trabalho foi conduzido em um pomar experimental e na coleção de frutas exóticas. As coletas foram realizadas duas etapas (diurna e noturna). Foi observado que a polinização cruzada de pitaia é realizada por abelha (Apis mellifera) durante o dia e os insetos que causam maiores danos são formigas (Atta e Solenopsis) e irapuá (Trigona spinipes) no município de Lavras, MG.  É necessário que o produtor tenha cautela antes de utilizar medidas de controle, pois alguns insetos são benéficos para a polinização cruzada das plantas de pitaia e outros podem causar sérios danos nos cladódios, flores e frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virna Braga Marques, Universidade Federal de Lavras

Graduação: Eng. Agrônoma formada pela Universidade Federal do Ceará (2005.2). Atuando principalmente em: sistemática vegetal, desenho botânico sistemático, identificação de Crotalaria e fotosensibilidade em feijão Caupi. Mestrado: Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2007.2). Atuando principalmente em: propagação de frutíferas com ênfase em pitaia. Doutorado: Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2010.2). Desenvolvendo técnicas de condução de pitaia associada à adubação orgânica, além de fazer estudo fenológico da cultura.

Neimar Arcanjo de Araújo, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007-2). Atua principalmente em produção vegetal. Dando enfase aos trabalhos de pesquisas com Cactaceae, germinação e propagação vegetativa, principalmente pitaia. Atualmente, está cursando na Universidade Federal de Lavras, através do programa de Mobilidade Acadêmica. Sendo que nessa Instituição está desenvolvendo o Trabalho de Fenologia, produção e qualidade das frutas de maracujazeiro-amarelo submetidos à poda. Trabalho com Fontes de matéria orgânica na condução de pitaia vermelha. Raleio químico na produção de tangerina 'Ponkan'. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Rodrigo Amato Moreira, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia (2008) e mestrado em Agronomia/Fitotecnia área de concentração Produção Vegetal (2010) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente está inserido no programa de Doutorado em Agronomia/Fitotecnia no Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, bolsista CAPES. Desenvolve pesquisas com Fruticultura, especificamente com propapação e adubação de pitaia e raleio químico na produção e qualidade de tangerina 'Ponkan'

José Darlan Ramos, Universidade Federal de Lavras

O seu título de "Engenheiro Agrônomo" foi obtido em 1977 no curso de Graduação em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1977. O curso de Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas foi cuncluído em 1990 na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O curso de Doutorado foi concluído em 1994 no programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante sua trajetória profissional exerceu funções como Administração de Fazendas, Implantação de Projetos, Extensão e Pesquisas. Atualmente é Docente do Quadro Permanente Departamento de Agricultura (DAG) da Universidade Federal de Lavras - UFLA, sendo Professor Associado III, ministrando aulas nas disciplinas realacionadas à Fruticultura Geral, Propagação de Frutíferas, Citricultura e Maracujazeiro. Orienta e conduz pesquisas com Melhoramento de Porta-enxertos cítricos, Melhoramento de Ameixeiras, Propagação de Frutíferas, Cultura de Tecidos Vegetais e Manejo do pomar.

Muriel Santos Rizental, Universidade Federal de Lavras

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (2009) . Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Silvicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cupins, extratos vegetais.

Downloads

Publicado

2012-04-12

Como Citar

Marques, V. B., de Araújo, N. A., Moreira, R. A., Ramos, J. D., & Rizental, M. S. (2012). Ocorrência de insetos na pitaia no município de Lavras-MG. Agrarian, 5(15), 88–92. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1116

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)