Análise do sistema agroindustrial de ovos comerciais

Autores

  • Catarina Stefanello Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

, agronegócio, avicultura, comercialização de ovos, ovos

Resumo

Este estudo foi conduzido para descrever as principais características do sistema agroindustrial de ovos de poedeiras comerciais. O Brasil destaca-se entre os dez maiores produtores mundiais de ovos, porém, ainda possui um consumo reduzido quando comparado a outros países. O sistema agroindustrial do ovo enfrenta desafios no mercado nacional e internacional, sendo os principais pontos fracos a relação informal entre os produtores e compradores, a lenta modernização e o baixo crescimento. Na tentativa de expandir o comércio, existem hoje no mercado ovos enriquecidos e diversas formas de industrialização. Outra possível solução para a expansão do setor seria a exportação, o que elevaria expressivamente as exigências quanto ao bem estar das aves. A caracterização da cadeia produtiva dos ovos demonstra a sua evolução e os esforços realizados para elevar o consumo interno de ovos que estão ligados a melhoria das relações entre os diferentes elos do sistema agroindustrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Stefanello, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Zootecnia

Produção de Não Ruminantes

Avicultura

Downloads

Publicado

2011-08-08

Como Citar

Stefanello, C. (2011). Análise do sistema agroindustrial de ovos comerciais. Agrarian, 4(14), 375–382. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/896

Edição

Seção

Notas técnicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)