Análise do sistema agroindustrial de ovos comerciais

Catarina Stefanello

Resumo


Este estudo foi conduzido para descrever as principais características do sistema agroindustrial de ovos de poedeiras comerciais. O Brasil destaca-se entre os dez maiores produtores mundiais de ovos, porém, ainda possui um consumo reduzido quando comparado a outros países. O sistema agroindustrial do ovo enfrenta desafios no mercado nacional e internacional, sendo os principais pontos fracos a relação informal entre os produtores e compradores, a lenta modernização e o baixo crescimento. Na tentativa de expandir o comércio, existem hoje no mercado ovos enriquecidos e diversas formas de industrialização. Outra possível solução para a expansão do setor seria a exportação, o que elevaria expressivamente as exigências quanto ao bem estar das aves. A caracterização da cadeia produtiva dos ovos demonstra a sua evolução e os esforços realizados para elevar o consumo interno de ovos que estão ligados a melhoria das relações entre os diferentes elos do sistema agroindustrial.

Palavras-chave


: agronegócio, avicultura, comercialização de ovos, ovos

Texto completo:

PDF


Revista Agrarian
ISSN da versão impressa: ISSN 1984-252X (Cancelada)
ISSN da versão online: ISSN 1984-2538

 

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.