Avaliação e seleção de linhagens de mamoneira ao alumínio tóxico em solução nutritiva

Autores

  • Mauricio dos Santos da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas
  • Simone Alves Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas
  • Vanessa de Oliveira Almeida Faculdade Maria Milza (FAMAM)
  • Carlos Alberto da Silva Ledo Embrapa Mandioca e Fruticultura
  • Gilmara de Melo Araujo Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas
  • Antonio Leandro da Silva Conceição Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v12i44.8000

Palavras-chave:

Ricinus communis L., Recrescimento da raiz, Divergência genética

Resumo

O alumínio tóxico em altas concentrações no solo interfere no crescimento e desenvolvimento da mamoneira (Ricinus communis L.), afetando principalmente seu sistema radicular e dessa forma, diminuindo a produtividade da cultura. Nesse sentido, uma população de 117 linhagens de mamona foram submetidas à dose de 30 mg L-1 de Al+3 em solução nutritiva, sob condição hidropônica com o objetivo de avaliar e selecionar linhagens tolerantes ao alumínio tóxico. O experimento foi realizado no Laboratório de Seleção Precoce do Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia (NBIO) pertencente ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas – BA. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro repetições de seis plântulas por parcela. A dose utilizada, 30 mg L-1,interferiu no desenvolvimento das linhagens, agrupando-as diferentemente em cada caráter avaliado. Pela análise conjunta dos dados, existe variabilidade genética para tolerância ao alumínio tóxico, distribuindo as linhagens em cinco grupos distintos, permitindo a seleção das linhagens por apresentarem as melhores características quanto à tolerância ao alumínio tóxico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio dos Santos da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas

Possui curso Técnico em Agropecuária pela Fundação Bradesco (2004), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015) - Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia e atualmente Doutorando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015) com ênfase em Biotecnologia e Estatística,voltado ao Melhoramento de Plantas. Participou do Projeto "Desenvolvimento de cultivares de mamoneira (Ricinus communis L.) para produção de biocombustível" sob orientação da professora Simone Alves Silva e atualmente participa do Projeto "Desenvolvimento de cultivares de mamoeiro (Carica papaya L.)" sob orientação do professor Sebastião de Oliveira e Silva . Apresenta experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ricinus communis, melhoramento vegetal e variabilidade genética.

Simone Alves Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado na área de atuação em Melhoramento Genético Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas, no Curso de Ciência e Tecnologia de Sementes (2002) e Pós-Doutorado em Biotecnologia (Marcadores Moleculares) na Universidade Federal de Pelotas (2002 a 2003). Foi professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (2004 a 2006). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ministrando aulas de graduação e Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado. Coordena o Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia (NBIO) da UFRB. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento Genético Clássico e aplicação de técnicas de Marcadores Moleculares em culturas oleaginosas e fruteiras nativas como Ricinus communis L.; Jatropha curcas L., Genipa americana L. e Hancornia speciosa Gomes, abordando estudos sobre a variabilidade, bases genéticas, hibridizações controladas, condução de populações segregantes, competição de cultivares, caracterização morfológica e molecular.

Vanessa de Oliveira Almeida, Faculdade Maria Milza (FAMAM)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2008), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011), Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014) realizando parte das do doutorado na Bélgica na Universidade de Ghent e Pós-doutorado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Participa dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Melhoramento Genético e Biotecnologia e do Grupo de Pesquisa Fruticultura Tropical. Professora da Faculdade Maria Milza (FAMAM). Tem experiência na área de Agronomia e Estatística com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento de plantas, variabilidade genética, seleção precoce, hidroponia, alumínio tóxico, expressão gênica, marcadores moleculares, produção de mudas, extração de óleo, hidroponia e análises univariada e multivariada, bromatologia e tecnologia de alimentos. Além de realizar trabalhos de campo,laboratório e extensão, tem experiência em orientação de alunos de graduação e Pós-Graduação.

Carlos Alberto da Silva Ledo, Embrapa Mandioca e Fruticultura

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1993), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2002). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq de 2008 a 2018. É pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, professor permanente dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atua nas áreas de Melhoramento Genético de Plantas, Recursos Genéticos Vegetais e Estatística e Experimentação Agropecuária, com ênfase no melhoramento genético do mamoeiro, pré-melhoramento de mandioca, genética quantitativa, planejamento de experimentos, análise estatística de dados e análise multivariada de dados.

Gilmara de Melo Araujo Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas

Possui formação em Técnico em Agropecuária pela Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC ( EMARC-VA). Estudou durante um ano na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Faz mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela UFRB.

 

Antonio Leandro da Silva Conceição, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, 2013). Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, 2015). Atualmente aluno de Pós-Graduação no doutorado em Ciências Agrárias da UFRB (2015), atuando no melhoramento genético do Mamoeiro. Experiência acadêmica com ênfase em Melhoramento Genético vegetal , atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento de banana (Indução de Mutação), caracterização morfo-agronômica de mutantes, também com experiência no melhoramento Genético de Nicotiana tabacum L., com ênfase em Análises Multivariadas: diversidade genética, caracterização, seleção de descritores e análise de métodos de agrupamento.

Referências

ABATE, E.; HUSSIEN, S.; LAING, M.; MENGISTU, F. Aluminum toxicity tolerance in cereals: Mechanisms, genetic control and breeding methods. African Journal of Agricultural Research, v.8, p.711-722, 2013.

BITENCOURT, G. A. Avaliação da tolerância ao alumínio em Urochloa spp.. Jaboticabal-SP: Universidade Estadual Paulista. 60p, 2010. (Dissertação em Agronomia) Universidade Estadual Paulista

CASTILHOS, G.; FARIAS, J. G.; SCHNEIDER, A. B.; OLIVEIRA, P. H.; NICOLOSO, F. T.; SCHETINGER, M. R. C.; DELATORRE, C. A. Aluminum-stress response in oat genotypes with monogenic tolerance. Environmental and Experimental Botany, v.74, p.114-121, 2011.

CHARRAD, M.; GHAZZALI, N.; BOITEAU, V.; NIKNAFS, A. NbClust: An R Package for Determining the Relevant Number of Clusters in a Data Set, 2014. Disponível em: < http://www.jstatsoft.org/v61/i06/>. Acessado em 04 de Abril de 2015.

CAMARGO, O. C. e OLIVEIRA, O. F. Tolerância de cultivares de trigo a diferentes níveis de alumínio em solução nutritiva e no solo. Bragantia, v.40, p.21-23, 1981.

CRESTANI, M.; CARVALHO, F. I. F.; OLIVEIRA, A. C.; SILVA, J. A. G.; SOUZA, V. Q.; PARACHU, E. A. M.; SILVEIRA, G.; RIBEIRO, G. E.; LUCHE, H. S. Estresse por alumínio em genótipos de aveia preta em condição hidropônica. Bragantia, v.68, p.639-649, 2009.

CRESTANI, M.; SILVA, J. A. G.; TESSMANN, E. W.; SILVEIRA, S. F.;S.; NORNBERG, R.; RIBEIRO, G.; CARVALHO, F. I. F.; OLIVEIRA, A. C. Protocolos para seleção quanto à tolerância ao alumínio em aveia sob cultivo hidropônico. Revista Brasileira Agrociência, v.17, p.311-320, 2011..

FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, v.35, p.1039-1042, 2011.

FINATTO, T.; SILVA, J. A. G; CARVALHO, F. I. F. Reação de tolerância de genótipos de aveia branca a concentrações de alumínio em solução nutritiva. Magistra, Cruz das Almas, v.19, p.7-15, 2007.

FRANÇA, M. L. C.; THI, A. T. P.; PIMENTEL, C.O.; ROSSIELLO, R.P.; ZUILY-FODIL, Y.; LAFFRAY, D. Diferences in growth and water relations among Phaseolus vulgaris in response to induced drought stress. Botânica Ambiental e Experimental, v.43 ,p.227-237, 2000.

HERVÉ, C. B.; ANDRESSA, F.; CRISTIANO, C. I.; DELATORREI, N. C. A. Tolerância ao alumínio tóxico em germoplasma brasileiro elite de aveia. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, p.1364-1370, 2013.

LIMA, R. L. S.; SEVERINO, L. S.; FERREIRA, G.B.; AZEVEDO, C. A. V.; SOFIATTI, V.; ARRIEL, N. H.C. Soil exchangeable aluminum influencing the growth and leaf tissue macronutrients content of castor plants. Revista Caatinga, Mossoró, v.27, p.10-15, 2014.

MACHADO, E. L.; SANTOS, A.; SILVA, A. S.; AZEVEDO NETO, A. D. Otimização e validação do método analítico gravimétrico e teor de óleo em uma população F3 de mamoneira da UFRB. Revista Magistra, 26:198-205, 2014.

MOLINA, J. C.; MODA-CIRINO, V.; FONSECA JÚNIOR, N. S.; FARIA, R. T.; DESTRO, D. Response of common bean cultivars and lines to water stress. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v.1, p.363-372, 2001.

OVEČKA, M. e TAKÁC, T. Managing heavy metal toxicity stress in plants: Biological and biotechnological tools. Biotechnology Advances, v.32, p.73-86, 2013.

PASSOS, A. R. Estudo genético e agronômico da mamoneira em baixas altitudes do Recôncavo Baiano. Cruz das Almas - BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2009.109 p. Tese (Doutorado em Agronomia), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2009.

PASSOS, A.R.; SILVA, A. S.; HARTWIG, I.; HAWERROTH, M. C.; SANTOS, K. S.; SOUZA, C. M. M. Avaliação de cultivares de mamoneira para tolerância ao alumínio tóxico e insensibilidade ao ácido giberélico. Magistra, Cruz das Almas, v.27, p.73-81, 2015.

RAO, R. C. Advanced statistical methods in biometric research J. Wiley. 1952. R Development Core Team, 2013. Disponível em:< http://www.r-project.org/>. Acessado em 04 de Abril de 2015.

SANTOS, L. A. Caracterização e seleção de linhagens elites de mamoneira (Ricinus communis L.) por meio do desempenho morfoagronômico e molecular no Estado da Bahia. Cruz das Almas - BA: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2013. 85p. Tese (Doutorado em Agronomia), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2013.

SANTOS, V. S. Seleção de pré-cultivares de soja baseada em índices. Piracicaba – SP: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2005. 104p. Tese (Doutorado em agronomia), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2005.

SCOTT, A. e KNOTT, M. Cluster-analysis method for grouping means in analysis of variance. Biometrics, v.30, p.507-512, 1974.

SILVA, J. A. G.; CARVALHO, F. I. F; COIMBRA, J. L. M.; VIEIRA, E. A.; BENIN, G.; OLIVEIRA, A. C.; FINATTO, T.; BERTAN, I.; SILVA, G. O.; CORREA, M. R. Tolerância ao alumínio em cultivares de aveia branca sob cultivo hidropônico. Bragantia, Campinas, v.66, p.587-593, 2007.

SOKAL, R. R. e ROHLF, F. J. The comparison of dendrograms by objective methods. Taxon, v.11, p.30-40, 1962.

TAMURA, K.; PETERSON, D.; PETERSON, N.; STECHER, G.; NEI, M. S.; KUMAR, E. MEGA5:. Molecular Evolutionary Análise Genética usando máxima verossimilhança, Evolutionary Distância, e Máximo Métodos parcimônia. Biologia Molecular e Evolução, v.28, p.2731-2739, 2011.

TEDESCO, M. J. e BISSANI, C. A. Acidez do solo e seus efeitos nas plantas. In: BISSANI, C. A.; GIANELLO, C.; TEDESCO, M. J.; CAMARGO, F. A. O. Fertilidade dos solos e manejo da adubação de culturas. Porto Alegre, 2004, p. 75-92.

ZEFFA, D. M.; SANDOLI FILHO, R.; MODA-CIRINO, V.; PAVAN, M. A. Variabilidade Genética Para Tolerância à Toxidez de Alumínio em Cultivares e Linhagens Promissoras de Feijão. UNOPAR Científica Exatas e Tecnológicas, v.10, p.21-28, 2011.

Publicado

2019-10-12

Como Citar

da Silva, M. dos S., Silva, S. A., Almeida, V. de O., Ledo, C. A. da S., Araujo Silva, G. de M., & Conceição, A. L. da S. (2019). Avaliação e seleção de linhagens de mamoneira ao alumínio tóxico em solução nutritiva. Agrarian, 12(44), 137–148. https://doi.org/10.30612/agrarian.v12i44.8000

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia