Planejamento de produção através do método de Monte Carlo para agricultura familiar

Autores

  • Timotheo Souza Silveira Universidade Federal de viçosa
  • Marcelo Teixeira Rodrigues

Palavras-chave:

agricultura familiar, Monte Carlo, agronegocio

Resumo

A agricultura familiar constitui o elo mais fraco da cadeia por não possuir uma profissionalização no que tange aos aspectos gerenciais. O planejamento, o conhecimento do Sistema Produtivo como um todo e a transmissão destes para ferramentas de análise computacionais são considerados os novos caminhos do gerenciamento. O modelo de Monte Carlo foi desenvolvido para avaliar a probabilidade de ocorrer situações já ocorridas, dessa forma tenta-se repetidas vezes simular a situação real, gerando dados estatisticamente relevantes. O objetivo desse trabalho é desenvolver um modelo analítico que permita projetar cenários futuros e resultados esperados a partir do orçamento de custos de produção. Verificou-se uma otimização da renda, através da avaliação do risco das culturas; uso racional da mão-de-obra contratada; e, break-point para cada cultura. Observou-se a otimização de mão-de-obra contratada até o o ano 7 quando houve o maior caixa. A distribuição de renda mensal saiu de R$ 350,00 para R$ 2780,00 em 10 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Timotheo Souza Silveira, Universidade Federal de viçosa

Formado em Janeiro de 2009 na Universidade Federal de Viçosa em Zootecnia, atualmente Estudante de Mestrado com desenvolvimento de duas linhas de pesquisa nas áreas de gestão e inovação e na área de nutrição animal.

Downloads

Publicado

2011-06-03

Como Citar

Silveira, T. S., & Rodrigues, M. T. (2011). Planejamento de produção através do método de Monte Carlo para agricultura familiar. Agrarian, 4(11), 54–59. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/758

Edição

Seção

Artigo - Agronegócio