Crescimento de plantas de tectona grandis sob restrição hídrica
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i39.5284Palavras-chave:
Melhoramento genético, seca, silviculturaResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar a(s) estratégia(s) de sobrevivência de plantas de Tectona grandis sob déficit hídrico para fomentar programas de melhoramento genético. O trabalho foi conduzido em casa de vegetação coberta com plástico transparente e laterais fechadas com sombrite 50%. As sementes de Tectona grandis foram semeadas em vasos de 12 litros contendo uma mistura de solo, areia e esterco na proporção de 3:1:0,5 respectivamente. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos e seis repetições. A partir do 101º dia após a germinação, as plantas foram submetidas a regimes hídricos diferenciais: plantas diariamente irrigadas com volume de água correspondente a 0%, 25%, 50%, 75% e 100% da evapotranspiração diária durante 20 dias e, em seguida, submetidas as análises. Em condição de déficit hídrico as plantas de Tectona grandis mantêm-se vivas com reduzido crescimento vegetativo, para tal, as plantas ajustam a área foliar e apresentam como estratégia de sobrevivência um eficiente mecanismo de fechamento estomático em função da elevada sensibilidade dos estômatos. O controle estomático da transpiração pode ser utilizado para pré-seleção de materiais promissores para programas de melhoramento genético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.