Composição do banco de sementes em diferentes profundidades de uma área cultivada com capim Aruana
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i40.5274Palavras-chave:
plantas infestantes, índices fitossociológicos, índice de similaridadeResumo
Para um correto manejo das pastagens, é imprescindível a avaliação do banco de sementes que compõe o solo, possibilitando uma possível estratégia de controle e conhecimento da dinâmica populacional das plantas. O levantamento de espécies daninhas, por amostragens do banco de sementes do solo, permite a identificação e a quantificação da flora infestante, bem como a determinação da sua evolução e dessa forma possibilitem a programação de estratégias de controle. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento da composição do banco de sementes em diferentes profundidades de uma área cultivada com capim Aruana, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA-UFAL) no município de Rio Largo - AL, no ano de 2014. A presente pesquisa foi realizada em casa de vegetação e foram retiradas 20 amostras a cada profundidade do solo na área onde foram coletadas as amostras para o estudo da composição do banco de sementes foram identificação 34 espécies vegetais distribuídas em 17 famílias botânicas, a família Asteraceae foi a mais representativa, as espécies Ageratum conyzóides, Cyperus rotundus e Digitaria sanguinalis, destacaram-se na área de estudo nas duas profundidades de solo. A densidade total de plantas decresceu com aumento profundidade do solo, modificando a dinâmica da flora existente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.