Uso de sódio e potássio em diferentes níveis de proteína bruta para codornas em postura

Autores

  • Bruno Andreatta Scottá Instituto Federal Goiano
  • Talita Pinheiro Bonaparte Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Geraldo de Vargas Junior Universidade Federal do Espírito Santo
  • Felipe Barreto Petrucci Copeavi
  • Danilo Vargas Gonçalves Vieira Universidade Federal do Tocantins
  • Julio Francisco Valiati Marin Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvana Marques Pastore Universidade Federal de Viçosa
  • Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i35.4437

Palavras-chave:

electrolytic balance, potassium carbonate, sodium carbonate

Resumo

O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho de codornas poedeiras alimentadas com rações contendo 21 e 24% de proteína bruta, três balanços eletrolíticos (200, 275 e 350 mEq/ kg de ração) e duas formas de aumento de balanço eletrolítico (potássio e sódio + potássio). Foram utilizadas 720 codornas com 120 dias de idade, durante 84 dias, subdivididos em quatro períodos de 21 dias, em dois ensaios distribuídos em delineamento em blocos ao acaso com seis repetições e dez aves por unidade experimental. Foram avaliados três níveis de balanço eletrolítico e a inclusão de duas fontes de cátions na ração. A comparação das médias foi realizada pelo teste de Student Newman-Keuls (SNK) e pelo teste F (5%). Para o nível de 21% de proteína bruta, a adição de carbonato de potássio (K2CO3) proporcionou aumento na massa de ovos. Para o nível de 24%, os resultados mostraram que a adição conjunta de carbonato de potássio e carbonato de sódio (K2CO3 + Na2CO3) apresentaram melhor taxa de postura, massa de ovos, consumo de ração e conversão alimentar. Independentemente do nível de proteína utilizado, os melhores resultados foram obtidos com 200 mEq/ kg de ração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Andreatta Scottá, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Atua principalmente na área de nutrição e produção de monogástricos, com ênfase na avaliação de alimentos e determinação das exigências nutricionais de frangos de corte, suínos e codornas.

Talita Pinheiro Bonaparte, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Mestrado (2010) e Doutorado em Ciência Animal pelo Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro / UENF (2013). Atualmente é Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em Nutriçao e Produção de Monogástricos (Suínos), Qualidade e Valor Nutritivo de Alimentos e Aditivos utilizados na indústria animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Suinocultura, Avicultura, Manejo Nutricional, Utilização de Aditivos na Alimentação Animal, Qualidade dos alimentos, Nutrição e Imunidade Animal.

José Geraldo de Vargas Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

José Geraldo de Vargas Junior é doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é professor associado II na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na área de Nutrição de Não Ruminantes e Métodos Nutricionais. É orientador de estudantes de mestrado e revisor de vários periódicos científicos. Possui artigos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos de livros, interagindo com diversos colaboradores. Em seu currículo lattes, os termos mais frequentes são: frango de corte, codornas, proteína bruta, aminoácidos, energia metabolizável, balanço eletrolítico, minerais, produção animal e nutrição animal.

Felipe Barreto Petrucci, Copeavi

Zootecnista graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Ciências Veterinárias desta mesma instituição. Experiência na área de manejo e nutrição de animais não-ruminantes, com ênfase em avicultura. Foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq) desenvolvendo atividades em exigências nutricionais em Codornas.

Danilo Vargas Gonçalves Vieira, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto A da Universidade Federal do Tocantins. Doutor em Zootecnia. Membro dos Grupos de Pesquisas: GETA/UFPB - GRUPO DE PESQUISAS E TECNOLOGIAS EM CIÊNCIAS AVÍCOLAS - Colaborador GEPA/UFT - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AVICULTURA - Colaboração e Orientação

Julio Francisco Valiati Marin, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), linha de pesquisa Reprodução e Nutrição Animal, com Dissertação na área de nutrição de animais não ruminantes; Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e Mestrando em Ciências Veterinárias pela mesma instituição. Foi monitor voluntário da disciplina Zoologia Básica e participou de diversas atividades extra-curriculares como cursos e minicursos em Congressos nacionais. Foi aluno de Iniciação Científica durante três anos pela mesma instituição. Autor de capítulos de livros direcionados à área de atuação profissional. É autor e co-autor de resumos publicados em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, bem como artigo científico. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal.

Silvana Marques Pastore, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Zootecnia (2010) e doutorado em Zootecnia (2014) e pós-doutorado em Zootecnia (2015) pela Universidade Federal de Viçosa. Atuando principalmente na área de nutrição e produção de não ruminantes, com ênfase em galinhas poedeiras comerciais.

Rita da Trindade Ribeiro Nobre Soares, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Ministra disciplinas no programa de pós-graduação em Ciência Animal da UENF e para os cursos de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia. Atua também como assessora na pró-reitoria de graduação da Universidade. É coordenadora UAB (Universidade Aberta do Brasil) da UENF. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Não Ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: exigências nutricionais de suínos, alimentos alternativos para suínos. Atua ainda como integrante de projetos de pesquisa na área de avicultura.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Scottá, B. A., Bonaparte, T. P., Vargas Junior, J. G. de, Petrucci, F. B., Vieira, D. V. G., Marin, J. F. V., Pastore, S. M., & Soares, R. da T. R. N. (2017). Uso de sódio e potássio em diferentes níveis de proteína bruta para codornas em postura. Agrarian, 10(35), 76–83. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i35.4437

Edição

Seção

Artigo - Produção animal