Produtividade de milho solteiro e consorciado com Urochloa brizantha em dois espaçamentos de plantio no sudeste de Goiás

Autores

  • Lucas da Silva Araújo Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ipameri Goiás
  • Jordana Alves da Silva Branquinho Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.
  • Pedro Marques da Silveira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Arroz e Feijão (Embrapa), Santo Antônio de Goiás, Goiás
  • Luis Gustavo Barroso Silva Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.
  • Mateus Souza Valente Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.
  • Marcus Vinícus Rodrigues de Siqueira Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.
  • Paulo César Ribeiro da Cunha Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i42.4335

Palavras-chave:

Agricultura sustentável, forrageira, interferência, Zea mays

Resumo

No sudeste de Goiás, uma alternativa potencial para a cultura do milho consiste no emprego de sistemas integrados de produção em consórcio com forrageiras. Diante do exposto, objetivou-se com essa pesquisa avaliar a produtividade de milho solteiro e consorciado com Urochloa brizantha em dois espaçamentos de plantio no sudeste de Goiás. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, em arranjo fatorial 2 x 2, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se de dois espaçamentos de plantio, 0,50 e 0,70 m, e dois sistemas de cultivos: solteiro e consorciado com U. brizantha. Avaliaram-se as características agronômicas, componentes de produção e produtividade de grãos da cultura do milho, e a fitomassa seca da forrageira após a colheita do milho. A presença da forrageira em consorciação não alterou as características agronômicas, enquanto os componentes da produção do milho foram afetados. A redução do espaçamento de plantio propiciou maior altura da inserção da espiga, e não interferiu nos componentes da produção. Em relação à forrageira, a produtividade de fitomassa seca foi superior no espaçamento entrelinhas de 0,70 m. O cultivo solteiro e o espaçamento de 0,50 m aumentaram a produtividade de grãos do milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Araújo, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ipameri Goiás

Engenheiro agrônomo pelo Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás (2014). Atualmente é aluno de mestrado pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri, Goiás. Atua no departamento de Produção Vegetal, área Agronomia e subárea Fitotecnia. 

Jordana Alves da Silva Branquinho, Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás (2014). Estágiaria do Laboratório de Sementes na referida instituição (2012/2013 e 2013/2014). Atua na áerea de Ciências Ambientais.

 

Pedro Marques da Silveira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Arroz e Feijão (Embrapa), Santo Antônio de Goiás, Goiás

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1973), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1976) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela  Universidade Federal de Viçosa (1986). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária deste de 1974. Atuou  como professor da Universidade Federal de Goiás durante quase 20 anos. Foi Chefe de P&D de substituto da Embrapa Arroz e Feijão. Secretário executivo do Comitê Técnico durante 8 anos.

Luis Gustavo Barroso Silva, Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

Técnico Agrícola pelo Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás (2012). Atualmente é graduando do curso de Agronomia. Atua no departamento de Produção Vegetal, área Agronomia e subárea Fitotecnia.

Mateus Souza Valente, Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

Atualmente é graduando do curso de Agronomia. Atua no departamento de Produção Vegetal, área Agronomia e subárea Fitotecnia.

Marcus Vinícus Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

Atualmente é graduando do curso de Agronomia. Atua no departamento de Produção Vegetal, área Agronomia e subárea Fitotecnia.

Paulo César Ribeiro da Cunha, Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí, Goiás.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal Goiano (2002); Mestrado e Doutorado em Agronomia, Produção Vegetal, pela Universidade Federal de Goiás (2012). É professor e pesquisador da área de Produção Vegetal/Fitotecnia pelo Instituto Federal de Eduação, Ciência e Tecnologia Goiano - Câmpus Urutaí, onde também atuo como Engeheiro Agrônomo na área de Pesquisa Agrícola.

Downloads

Publicado

2018-11-07

Como Citar

Araújo, L. da S., Branquinho, J. A. da S., Silveira, P. M. da, Silva, L. G. B., Valente, M. S., Siqueira, M. V. R. de, & Cunha, P. C. R. da. (2018). Produtividade de milho solteiro e consorciado com Urochloa brizantha em dois espaçamentos de plantio no sudeste de Goiás. Agrarian, 11(42), 307–318. https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i42.4335

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia