Farinha de minhoca para juvenis de jundiá Rhamdia voulezi criados em tanques-rede

Autores

  • Junior Antonio Decarli UNESP
  • Alis Correia Bittarello UNESP
  • Vinicius Pimenta Sividanes Unioeste
  • Cesar Sary UEM
  • Aldi Feiden Unioeste
  • Altevir Signor Unioeste
  • Fábio Bittencourt Unioeste

Palavras-chave:

Aquicultura, Desempenho produtivo, Nutrição de peixes, Rhamdia voulezi.

Resumo

O experimento teve como objetivo avaliar a inclusão da farinha de minhoca na alimentação de juvenis de jundiá criados em tanques-rede. O experimento foi realizado no Centro de Difusão e Desenvolvimento de Tecnologias do Rio Iguaçu – CDT Iguaçu, município de Boa Vista da Aparecida – PR. Foram utilizados 400 jundiás com peso médio inicial de 7,39±0,21 g, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições, em 16 tanques-rede de 0,40 m³, sendo que cada unidade experimental foi composta por 25 peixes. Os tratamentos foram constituídos por rações elaboradas para conter níveis de inclusão de farinha de minhoca de 0; 1,25; 2,50 e 3,75% com 30% de proteína bruta e 3.216 kcal kg-1 de energia digestível, fornecidas quatro vezes ao dia, durante 63 dias. Avaliaram-se o ganho em peso médio, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento específico, fator de condição de Fulton, índice hepatossomático, rendimento de carcaça, taxa de eficiência proteica, sobrevivência e a composição centesimal (umidade, proteína, lipídios e cinzas) dos peixes. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) a um nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas entre os diferentes tratamentos.  Logo, a inclusão da farinha de minhoca até o nível de 3,75% não tem efeitos negativos no desempenho produtivo e composição centesimal de juvenis de R. voulezi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Antonio Decarli, UNESP

Zootecnista, doutorando em Zootecnia - UNESP, Botucatu - SP.

Alis Correia Bittarello, UNESP

Zootecnista, doutoranda em Zootecnia pela Unesp de Botucatu-SP.

Vinicius Pimenta Sividanes, Unioeste

Tecnólogo em Aquicultura, mestre em Engenharia de Pesca pela Unioeste de Toledo-PR.

Cesar Sary, UEM

Zootecnista, doutorando em Zootecnia pela UEM de Maringá-PR.

Aldi Feiden, Unioeste

Engenheiro agrônomo, Doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, professor adjunto da Unioeste, Toledo - PR.

Altevir Signor, Unioeste

Engenheiro de Pesca, Doutor em Zootecnia, professor adjunto da Unioeste, Toledo - PR.

Fábio Bittencourt, Unioeste

Zootecnista, doutor em Aqouicultura, Professor Adjunto na Unioeste de Toledo-PR.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Decarli, J. A., Bittarello, A. C., Sividanes, V. P., Sary, C., Feiden, A., Signor, A., & Bittencourt, F. (2017). Farinha de minhoca para juvenis de jundiá Rhamdia voulezi criados em tanques-rede. Agrarian, 9(34), 390–396. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/agrarian/article/view/4192

Edição

Seção

Artigo - Produção animal