Efeitos da irrigação nas características químicas e físicas do solo e no desenvolvimento da cultura do trigo (Triticum aestivum L.)

Autores

  • Edgard Jardim Rosa Junior UFGD
  • Silvio Bueno Pereira UFGD
  • Yara Brito Chaim Jardim Rosa UFGD

Palavras-chave:

atributos químicos, plantio direto, manejo.

Resumo

Os benefícios proporcionados pela irrigação às plantas têm sido sistematicamente comprovados, no entanto podem surgir algumas modificações nas características químicas e físicas do solo, afetando-as de forma “negativa”. Estas modificações são mencionadas por vários pesquisadores, retratando o impacto das gotas de chuva sobre as perdas de solo, seja pelo efeito desagregador no solo ou de intensificar a eluviação de partículas minerais de solo, principalmente as de menores diâmetros. Com base neste enfoque, analisou-se, neste trabalho, o efeito da irrigação nas alterações das características químicas e físicas do um Latossolo Vermelho Distroférrico e no desenvolvimento da cultura do trigo (Triticum aestivum L.). Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: o fornecimento de água pela irrigação promoveu a degradação mais rápida da matéria orgânica do solo em relação aos tratamentos de sequeiro; a irrigação causou a diminuição do teor de magnésio no solo; e a altura dasplantas foi influenciada positivamente com a irrigação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-19

Como Citar

Junior, E. J. R., Pereira, S. B., & Rosa, Y. B. C. J. (2009). Efeitos da irrigação nas características químicas e físicas do solo e no desenvolvimento da cultura do trigo (Triticum aestivum L.). Agrarian, 2(3), 53–64. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/418

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)