Desenvolvimento e rendimento de soja em função da aplicação de ácido indol-butírico, ácido giberélico e cinetina

Autores

  • Gederson Luiz Buzzello Universidade Federal do Paraná
  • Michelangelo Muzell Trezzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Henrique von Hetwig Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Felipe Patel Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edemir Miotto Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i37.3584

Palavras-chave:

acamamento, altura de planta, Glycine max (L.) Merrill, injúria

Resumo

Alguns reguladores de crescimento vegetal são capazes de modificar o desenvolvimento das plantas de soja, com reflexos no acamamento e no rendimento de grãos da cultura. Este trabalho teve por objetivo avaliar a injúria, altura, acamamento e rendimento de grãos em plantas de soja (Glycine max (L.) Merrill cv. CD 214 RR) após a aplicação via foliar de três doses de um fitoregulador composto por AIB, GA3 e Cinetina. O experimento foi conduzido à campo em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. A aplicação do regulador de crescimento em todas as concentrações testadas resultou em sintomas de fitotoxidade leve, logo após a aplicação, sendo que as plantas apresentaram recuperação dos sintomas de injúria rapidamente. Todos os tratamentos foram eficientes no controle do acamamento durante a maior parte do ciclo da cultura, ocasionado pela redução na altura das plantas em relação a testemunha. O tratamento com a maior dose de AIB+GA3+Cinetina (0,0375+0,0375+0,0675 g ha-¹) foi aquele que apresentou o maior rendimento de grãos, influenciado por um aumento no número de grãos por vagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gederson Luiz Buzzello, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Agronomia (1999), Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e Doutorado em Agronomia - Produção Vegetal (Produção Vegetal em Sistemas Integrados) pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Agronomia, principalmente no assessoramento técnico de lavouras comerciais das culturas de milho, soja, trigo, feijão, café e algodão.

Michelangelo Muzell Trezzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Atuou como extensionista de 1987 a 1991, período em que desenvolveu trabalho em cooperativas agrícolas do Rio Grande do Sul e do Paraná. Possui mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professor do Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, desde 1995, ministrando as disciplinas de Plantas Daninhas e Culturas de Lavoura I. Desde 2007, é professor do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UTFPR (PPGA), mestrado em Produção Vegetal, onde ministra as disciplina Ecofisiologia de Plantas Daninhas e de Alelopatia. Foi coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR (2006) e do PPGAG (2007). Foi membro do colegiado do PPGAG de 2007 a 2012. É membro da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas(SBCPD) desde 1997. É editor científico do Boletim Informativo NIPED. Tem experiência nas áreas de Matologia e Manejo de Culturas de Lavoura, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de plantas daninhas em culturas anuais, alelopatia, competição, resistência de plantas daninhas a herbicidas, e estratégias para redução da utilização de herbicidas.

Henrique von Hetwig Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialização em Controle Biológico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é doutorando em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou como professor na Universidade Federal de Santa Catarina nos cursos de Agronomia, Aquicultura e Zootecnia (2007-2008). Foi pesquisador da área de Fitotecnia do Instituto Agronômico do Paraná, atuando no programa Sistemas de Produção (2008-2011). Desde 2011 é professor assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Agrícola e Herbologia.

Felipe Patel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Eng. Agrônomo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Trabalhos de pesquisa duranta a graduação atuando principalmente nos seguintes temas: competição, densidades de buva, limiar econômico, resistência de plantas daninhas, local de absorção e perda de rendimento.

Edemir Miotto Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (2011). Bolsista CNPq (2007) e (2010). Mestrando em Produção Vegetal na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Buzzello, G. L., Trezzi, M. M., Bittencourt, H. von H., Patel, F., & Miotto Junior, E. (2017). Desenvolvimento e rendimento de soja em função da aplicação de ácido indol-butírico, ácido giberélico e cinetina. Agrarian, 10(37), 225–233. https://doi.org/10.30612/agrarian.v10i37.3584

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)