Tratamento de sementes com bioestimulante: vigor e isoenzimas de plântula de arroz de sequeiro sob restrição hídrica

Autores

  • Danielli Olsen UFPel
  • Tiago Pedó UFPel
  • Felipe Koch UFPel
  • Emanuela Garbin Martinazzo UFPel
  • Tiago Zanatta Aumonde UFPel
  • Francisco Amaral Villela UFPel

Palavras-chave:

Oryza sativa L., crescimento inicial, enzimas, estresse hídrico

Resumo

A semeadura em condições ambientais desfavoráveis tem se intensificado nos últimos anos, enquanto, a utilização do tratamento de sementes com bioestimulantes tem aumentado de forma marcante. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho fisiológico de sementes e a expressão isoenzimática de sementes de arroz de sequeiro tratadas com bioestimulante e submetidas à restrição hídrica. Os tratamentos consistiram em sementes sem tratamento (dose zero) e tratadas com bioestimulante (dose recomendada). O déficit hídrico foi estabelecido pelos potenciais hídricos 0,0; -0,20; -0,40; -0,60; -0,80 e -1,0 MPa. Foram avaliados a germinação e o índice de velocidade de germinação, comprimento e massa seca de parte área e de raiz, a expressão das isoenzimas peroxidase, malato-desidrogenase, glutamato oxalacetato transaminase e esterase. A germinação e o índice de velocidade de germinação, o comprimento e a massa seca de parte aérea e de raiz foram reduzidos ao diminuir o potencial hídrico. Potenciais hídricos inferiores a -0,4 MPa reduzem drasticamente a germinação, o vigor e a expressão isoenzimática de plântulas de arroz de sequeiro. O tratamento de sementes com bioestimulante favorece o desempenho de sementes e plântulas de arroz de sequeiro sob restrição hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielli Olsen, UFPel

Doutoranda em PPG Ciência e Tecnologia de Sementes, DFt, FAEM/UFPel.

Tiago Pedó, UFPel

Doutorando em PPG Ciência e Tecnologia de Sementes, DFt, FAEM/UFPel.

Felipe Koch, UFPel

Mestrando em PPG Ciência e Tecnologia de Sementes, DFt, FAEM/UFPel.

Emanuela Garbin Martinazzo, UFPel

Drª. Pós Doutoranda em Fisiologia Vegetal, Bolsista PNPD-CAPES. Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Botânica.

Tiago Zanatta Aumonde, UFPel

Professor, Dr., Departamento de Fitotecnia. PPGC&T de Sementes, FAEM/UFPel. 

Francisco Amaral Villela, UFPel

Professor Associado, Dr., PPGC&T de Sementes, Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível ID do CNPq. Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Olsen, D., Pedó, T., Koch, F., Martinazzo, E. G., Aumonde, T. Z., & Villela, F. A. (2017). Tratamento de sementes com bioestimulante: vigor e isoenzimas de plântula de arroz de sequeiro sob restrição hídrica. Agrarian, 9(34), 296–302. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3525

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)