Digestibilidade aparente de dietas contendo complexo enzimático para o tambaqui (Colossoma macropomum)

Autores

  • Sílvio Magri Filho Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Delma Machado Cantisani Pádua Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Janaína Gomes Araújo Universidade Federal de Goiás
  • Cristielle Nunes Souto Universidade Federal de Goiás
  • Cirano José Ulhoa Universidade Federal de Goiás
  • Cristine Santos Settimi Cysneiros Universidade Federal de Goiás
  • Reginaldo Ferreira Nassar Universidade Federal de Goiás
  • Jessica Meireles Souza Cunha Ponrifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Aspergillus awamori, enzimologia, nutrição, peixe

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade de dietas para juvenis de tambaqui com diferentes níveis de inclusão de solução enzimática produzida pelo fungo Aspergillus awamori. 96 juvenis de tambaqui, com peso médio de 55,69 ± 2,55 gramas foram distribuídos aleatoriamente em doze aquários retangulares de PVC de 100 litros, cada um constituindo uma unidade experimental, contendo oito peixes. Foram avaliados quatro níveis de inclusão, sendo uma dieta controle de 100 mL de água destilada e 100, 150 e 200 mL de solução enzimática kg-1 da ração. A atividade enzimática do fungo foi avaliada apresentando valores maiores em pH 6,8. Os animais foram alimentados pela manhã e posteriormente transferidos aos aquários de coleta de fezes. Foram realizadas as análises químicas de energia bruta, proteína bruta e matéria seca das fezes. Foram observadas diferenças significativas para a matéria seca, sendo o melhor nível de 200 ml do complexo enzimático kg-1 da ração e para a energia bruta o nível de 150 ml do complexo enzimático kg-1 da ração. Para a proteína bruta, não houve diferença significativa entre os grupos avaliados, porém diferiu significativamente do tratamento controle. Assim, a inclusão do complexo enzimático nas dietas melhorou a digestibilidade dos ingredientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Magri Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Zootecnia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), Especialização em Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás (2000) e graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2005) e mestre em Ecologia e Produção Sustentável pela PUC-GO (2013). Atualmente é professor titular em diversos colégios de ensino médio e pré-vestibular em Goiânia. Tem experiência na área de produção animal e biologia geral, com ênfase em docência.

Delma Machado Cantisani Pádua, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é avaliadora de cursos de graduação e de ies do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: aqüicultura, alimentação, nutrição de peixe, desempenho produtivo e tanque-rede.

Janaína Gomes Araújo, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Zootecnia pela PUC (2003), especialização em zootecnia (UFG), mestrado e doutorado em Ciência Animal - UFG (2012). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em aquicultura: boas práticas de manejo em aquicultura, manejo alimentar, sistemas intensivos de produção de peixes. Possui experiência em extensão, docência e projetos técnicos para implantação de tanques-rede em reservatórios.

Cristielle Nunes Souto, Universidade Federal de Goiás

Atualmente é mestranda na Universidade Federal de Goiás - Escola de Veterinária e Zootecnia. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Concluiu o estágio supervisionado para conclusão de curso na Aquicultura Fazenda São Paulo, sob supervisão do Msc. Thiago Fontolan Tardivo com ênfase em reprodução de peixes tropicais. Orientada pelo Professor adjunto do curso de Zootecnia, UFG - Campus Jataí, Dr. Igo Gomes Guimarães, direciona seus trabalhos nas áreas de Nutrição, Reprodução e Sanidade de peixes.

Cirano José Ulhoa, Universidade Federal de Goiás

Pesquisador 1C do CNPq. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (1986) e Ph.D em Genética e Bioquímica de Microorganismos - Nottingham University (1991). Professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente diretor (2010-2014) do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Foi coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFG e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia da UFG. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microorganismos e Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia, Trichoderma harzianum, controle biológico, micoparasitismo, proteômica, secretoma, regulação da expressão gênica, sinalização celular, purificacão e caracterizacão de enzimas hidrolíticas.

Cristine Santos Settimi Cysneiros, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2001), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (2009). Faz Pós-Doutorado pela Petrobras, executando o projeto Biotecnologia e genômica aplicadas ao melhoramento genético de cana-de-açúcar. É Coordenadora do Laboratório de Fisiologia da Digestão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB II), UFG, onde é responsável por projetos de pesquisas que buscam estudar e identificar os aditivos químicos e orgânicos no desempenho dos animais domésticos. Atua principalmente nos seguintes temas: biotecnologia enzimática, digestibilidade e produção de gás.

Reginaldo Ferreira Nassar, Universidade Federal de Goiás

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1985) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1988) e doutorado em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus de Jaboticabal (2001) . Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Fisiologia , com ênfase em Fisiologia Geral. Atuando principalmente nos seguintes temas: aminoácidos, digestiblidade intestinal, sacos de nailon móveis.

Jessica Meireles Souza Cunha, Ponrifícia Universidade Católica de Goiás

Atualmente graduada em zootecnia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Direciona seus trabalhos nas áreas de nutrição e reprodução de peixes

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Filho, S. M., Pádua, D. M. C., Araújo, J. G., Souto, C. N., Ulhoa, C. J., Cysneiros, C. S. S., Nassar, R. F., & Cunha, J. M. S. (2015). Digestibilidade aparente de dietas contendo complexo enzimático para o tambaqui (Colossoma macropomum). Agrarian, 8(30), 423–430. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3336

Edição

Seção

Artigo - Produção animal