Interferência do substrato vegetal na produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) De Bary

Autores

  • Luciana Zago Ethur UNIPAMPA
  • Andrio Spiller Copatti UNIPAMPA
  • Tuane Araldi da Silva UFPel
  • Luana da Silva Cadore UNIPAMPA
  • Jean Carlos Frezingheli de Fresinghelli UNIPAMPA

Palavras-chave:

Solanum tuberosum, Manihot esculenta, Ipomoea batatas, Beta vulgaris, Daucus carota

Resumo

O fitopatógeno Sclerotinia sclerotioum é um fungo de solo que causa doença em várias culturas e produz escleródios que podem permanecer no solo por longo período de tempo. O objetivo do trabalho foi avaliar a interferência do substrato vegetal na produção de escleródios de S. sclerotiorum para serem utilizados em trabalhos de pesquisa com esse patógeno. Para isso, as raízes tuberosas de beterraba, cenoura, batata doce e mandioca, além do tubérculo de batata inglesa, foram colocadas em fatias dentro de beckers, autoclavadas e inoculadas com micélio do fungo. Após 30 dias foi realizada a avaliação que constou do número, peso, comprimento e largura dos escleródios produzidos. De acordo com os resultados encontrados, observou-se que o substrato que apresentou maior número de escleródios foi à base de batata inglesa, porém ocorreu um padrão de comprimento, largura, relação comprimento x largura e peso, no desenvolvimento dos escleródios, que não levou em consideração os substratos vegetais testados. Portanto, os cinco substratos vegetais podem ser utilizados na produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Zago Ethur, UNIPAMPA

Professora Adjunto do Curso de Agronomia, nas áreas de controle biológico de doenças de plantas e microbiologia do solo.

Andrio Spiller Copatti, UNIPAMPA

Acadêmico do Curso de Agronomia.UNIPAMPA.

Tuane Araldi da Silva, UFPel

Mestranda na UFPel.

Luana da Silva Cadore, UNIPAMPA

Academica do Curso de Agronomia. UNIPAMPA

Jean Carlos Frezingheli de Fresinghelli, UNIPAMPA

Acadêmico do Curso de Agronomia. UNIPAMPA

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Ethur, L. Z., Copatti, A. S., da Silva, T. A., Cadore, L. da S., & de Fresinghelli, J. C. F. (2017). Interferência do substrato vegetal na produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) De Bary. Agrarian, 9(32), 192–196. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3130

Edição

Seção

Comunicações Científicas